Seis meses de gestão: Universidade mais articulada, transparente e inovadora

30 de agosto de 2021 - 16:51 # #

Uma Universidade Estadual do Ceará mais articulada, mais transparente e mais inovadora. Esse é o tom dos primeiros seis meses de gestão do reitorado dos professores Hidelbrando Soares e Dárcio Teixeira. Em pouco mais de seis meses à frente da Reitoria, os gestores destacam o movimento de ampliação da interiorização da UECE no estado, com os novos campi em Canindé e em Quixeramobim; a inovação; a vacina contra a Covid-19; a articulação institucional, com a modernização da gestão, e o fortalecimento de ações de inclusão social.

Interiorização

O Governo do Estado já autorizou o início dos trabalhos para elaboração do Projeto de Implantação do campus da UECE em Canindé. O projeto representa o início de uma nova estratégia de interiorização, agora também com oferta de bacharelados nos campi do interior que dialoguem com as vocações regionais de cada cidade. O reitor, professor Hidelbrando Soares, destaca que a vontade da nova gestão é que “o campus de Canindé seja um modelo da nova estratégia de interiorização para a nossa universidade, estratégia essa que amplia as oportunidades de formação em nível superior para juventude interiorana.”

Além do projeto de implantação do campus de Canindé, pelo qual a Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) foi responsável, a UECE também elabora projeto para instalação de um campus em Quixeramobim, que contará com cursos de Medicina e de Enfermagem. Esse campus fará parte do distrito de inovação de Quixeramobim, que já conta com um hospital regional, que será transformado em hospital universitário, integrando-se ao ambiente de ensino.

Inovação

No âmbito da inovação, a UECE recebeu sua primeira carta-patente concedida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O documento visa à proteção nacional da invenção do Processo de Obtenção de Eletrodo Impresso Modificado com Nanopartículas de Ouro, desenvolvido em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical. E essa é a primeira de mais de 100 ativos de propriedade intelectual com pedido de proteção no Instituto. “A concessão da primeira carta-patente com titularidade da Universidade Estadual do Ceará é um marco científico de nossa instituição. É uma indicação da maturidade científica já atingida pela universidade, do avanço contínuo da pesquisa de excelência e do desenvolvimento tecnológico e de inovação que vem sendo trilhado pela instituição. Essa patente confirma que estamos no caminho certo enquanto universidade pública produtora de ciência, de tecnologia e de inovação”, afirma o reitor.

O Núcleo de Inovação Tecnológica da Uece (NIT) é o setor responsável por auxiliar os pesquisadores no processo de depósito de patentes e tem como objetivos auxiliar os pesquisadores em pesquisas de patentes, acompanhar o processamento dos pedidos e a manutenção dos títulos de propriedade intelectual da universidade, facilitar a interface da UECE com a sociedade, divulgando e transferindo as tecnologias desenvolvidas em seus campi e fortalecer uma “cultura da inovação”, por meio da qual toda a Universidade possa criar e se reinventar, estabelecendo novos paradigmas nas relações com a sociedade. A Agência de Inovação Tecnológica e Social da UECE será a estrutura que abrigará todas as iniciativas de inovação tecnológica e social da Universidade e terá atuação estratégica dentro da gestão.

Modernização da gestão

Preocupados com a governança e com os mecanismos para tornar a gestão pública mais transparente e proba, a UECE concluiu a fase de diagnóstico do Programa de Integridade do Poder Executivo do Estado do Ceará, conduzido pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), recebendo como resultado o percentual de 61,73, o que significa alto grau de maturidade no tocante ao disposto no Programa de Integridade. O próximo passo é a elaboração do Plano de Integridade que tem com objetivo propor ações para sanar as fragilidades do órgão, detectadas no diagnóstico, de modo a viabilizar o aperfeiçoamento contínuo da gestão e dos processos organizacionais.

O programa consiste na integração de mecanismos de gestão, compreendendo o planejamento estratégico, o mapeamento e a padronização de processos, a gestão de riscos, os controles internos para a prevenção, a detecção e o saneamento de fragilidades, de ineficiências e de irregularidades, as ações anticorrupção, de prevenção e de combate a fraudes e responsabilização administrativa, a aplicação do Código de Ética e Conduta da Administração Pública Estadual, a transparência pública e a comunicação, a ouvidoria, a prestação de contas dos resultados e as estratégias de monitoramento.

“Temos clareza de que a Universidade Estadual do Ceará é patrimônio do povo cearense e que, por isso, todas as ações desenvolvidas devem ser pautadas por princípios democráticos e inclusivos, por meio de atuação conjunta com o Governo do Estado, com as prefeituras e com as demais IES, para levar mais qualidade de vida à sociedade. Por isso, as ações desenvolvidas na Instituição são orientadas, também, pela eficiência e pela transparência.”, pontua o reitor, professor Hidelbrando Soares.

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PROPLAN) tem realizado ações contínuas, tornando a Universidade mais transparente e eficiente. Além da participação da UECE no programa de integridade, capitaneada pela pró-reitoria, destaca-se a elaboração do Plano de Gestão 2021-2025 e a aprovação de novos MAPP Investimento.

Vacina da UECE

A vacina 2H120 Defense, em desenvolvimento pela Uece, conta agora com suporte da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa desenvolvida propõe uma nova forma de uso de um coronavírus aviário atenuado, semelhante ao SARS-CoV-2, que já vem sendo utilizado há muito tempo e que não tem potencial agressor em humanos. Esse microrganismo seria capaz de induzir uma resposta imunológica protetora contra a Covid-19.Com a possível conclusão da pesquisa desenvolvida, o país poderá contar com uma vacina de baixo custo e de aplicação intranasal. A estimativa é que a concentração de vírus vacinal por dose em um frasco seja capaz de fornecer 250 doses. Dessa forma, cada dose poderá custar centavos de real. A pesquisa da vacina cearense começou em abril de 2020 e é desenvolvida no Laboratório de Biotecnologia e Biologia Molecular (LBBM).

Além da vacina, a cooperação com a Fiocruz também perpassa outros projetos importantes para a sociedade cearense, como a Renorbio (Rede Nordeste de Biotecnologia) e a Renasf (Rede Nordeste de Formação em Saúde da Família), no contexto da pós-graduação, além do desenvolvimento de medicamentos para combate à Covid-19 a partir de anticorpos de lhamas. Para o reitor, professor Hidelbrando, todos os projetos e pesquisas desenvolvidos em parceria com a Fundação “demonstra o forte compromisso das instituições com o desenvolvimento de soluções em saúde para o benefício de todos.”, comenta.

Articulação institucional

Ainda no âmbito das articulações institucionais, além de destacar a já citada articulação com Governo do Estado para interiorização, destacam-se as reformas e manutenções dos campi da UECE. O novo campus em Crateús em construção, a garantia da retomada das obras de reforma e de ampliação do campus da Facedi em Itapipoca, da construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe – UPVALE/FAFIDAM, da retomada das obras do campus 25 de março, da conclusão da licitação que permitirá a retomada das obras dos blocos de salas de aula do campus Itaperi, a reforma do complexo poliesportivo, a reforma dos Centros Acadêmicos, a recuperação da cobertura asfáltica e sua expansão no campus Itaperi e retomada da construção do prédio do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação (DETIC) são algumas das 19 ações que a UECE retoma dando início a um período de expansão, recuperação e melhoria da infraestrutura acadêmica e administrativa.

Articulações com Secretarias, como o termo de cooperação técnica para apoio a startups cearenses assinado entre UECE e SECITECE vêm estimular ainda mais o ambiente de inovação e a criação novos negócios tecnológicos e o incentivo à inovação e ao empreendedorismo entre jovens, promovendo o desenvolvimento socioeconômico no ecossistema local de inovação.

Outras instituições de Ensino Superior também foram foco de parcerias e de articulações como protocolo de intenções assinado com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que busca fortalecer a cooperação acadêmica, técnica, científica e cultural nas áreas de interesse e de expertise entre as duas instituições.

PROAD, PRAE,PROPGPQ e PROEX

Além das ações já citadas realizadas pela PROGRAD e pela PROPLAN, as demais pró-reitorias foram bastante atuantes nos primeiros seis meses de gestão. A Pró-reitoria de Administração (PROAD) reestruturou os restaurantes universitários, nomeando um administrador geral, definindo modo de produção e os processos de manutenção preventiva e corretiva.

A Pró-reitoria de Políticas Estudantis (PRAE) estruturou duas seleções importantes para os alunos da UECE: a seleção dos estudantes no CadFECOP 2021 e a seleção dos para o programa de bolsas e estudos e permanência universitária (PBEPU).

A Pró-reitoria de Extensão (PROEX) reativou a câmara de extensão, celebrou parceria/convênio entre instituições públicas e sociais, viabilizando estágios não obrigatórios, atividades formativas e intervenções extensionistas, dentre outras ações.

Por fim, a Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PROPGPQ) teve a aprovação pela CAPES de todas as bolsas de PDSE, contemplando 5 programas de pós-graduação, cada um com dois candidatos aprovados. Os programas contemplados foram: Educação, Geografia, Biotecnologia – Renorbio, Linguística Aplicada e Administração, além da implantação de mais 38 bolsas CAPES/FUNCAP.

Inclusão social

A Assessoria de Acessibilidade e Inclusão veio para instituir uma política de acessibilidade e coordenar todas as iniciativas de acessibilidade e de inclusão já existentes na Universidade. Comprometida com a construção de uma sociedade mais justa e com a criação de oportunidades iguais para todos, a Assessoria prepara edital de processo licitatório para contratação de empresa terceirizada que forneça profissionais especializados para fortalecer o plano institucional de inclusão das pessoas com deficiência (PcD). Ao todo, serão contratados 39 profissionais, por meio de empresa terceirizada, sob a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). As vagas estão divididas entre as áreas de Audiodescrição (3), Interpretação e Libras (24) e Auxiliares Administrativos (12), estes últimos para a tarefa de acompanhante/mediador, cuja finalidade será atender os alunos dos cursos de graduação com deficiência que necessitem desse serviço. Serão contemplados todos os campi da Uece.

“A UECE, que tem como um de seus pilares o compromisso com a cidadania, vem se empenhando em promover a acessibilidade e a inclusão das pessoas com deficiência como direito universal a todos os indivíduos, independentemente de suas características físicas, sensoriais e intelectuais, conforme postula nossa Constituição Federal, em seu artigo 208, sobre o dever do Estado com a educação”, destaca a Assessora de Acessibilidade e Inclusão da Uece, professora Marisa Aderaldo.