Sai programação completa da XXIV Semana Universitária da Uece

9 de outubro de 2019 - 17:21 # # #

Com o tema “Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”, a 24ª edição da Semana Universitária (SU) da Uece acontecerá no período de 21 a 25 de outubro, nos campi de Fortaleza (Itaperi), Quixadá (Feclesc) e Iguatu (Fecli).

O evento será aberto às 18h da segunda-feira (21), com solenidade presidida pelo reitor Jackson Sampaio, concerto da Banda Sinfônica da Uece e conferência que abordará o tema geral da SU 2019 e que terá à frente o presidente do Instituto Brasileiro de Eco Psicologia, professor Marco Aurélio Bilibio Carvalho.

Na programação do maior evento científico e cultural da Uece, constam palestras, mesas redondas, minicursos, oficinas, exposições, game, apresentações de trabalhos, além de muita música, filmes, cultura, ação solidária, feiras, serviços como do Humanartes e muito mais.

Neste ano, a Semana Universitária tem também duas novidades, o I Concurso Uece Sustentável e o I Hackathon da Uece.

O Concurso Uece Sustentável visa selecionar e premiar projetos viáveis e inovadores para soluções de problemas socioambientais das unidades/campi da Uece, que se sensibilizem para o comprometimento com um estilo de vida sustentável, a partir de ações a serem realizadas no cotidiano da vida dentro da instituição. O Concurso visa ainda estimular ideias sustentáveis sem custo ou de baixo custo, inovadoras e com potencial aplicabilidade no cotidiano da Uece.

O Hackathon é uma maratona de programação que visa incentivar novos talentos criativos e empreendedores da cultura digital, estimulando o desenvolvimento de soluções digitais por meio da criação de aplicações e softwares. Os projetos a serem desenvolvidos durante o I Hackathon da Uece devem criar uma solução que proporcione melhorias às áreas do Meio Ambiente ligadas a gestão correta de resíduos sólidos; coleta seletiva; educação de pontos de lixo no centro urbano; gestão e associação de catadores; ou destinação adequada de resíduos enquadrados na logística reversa (pilhas, baterias, pneus, etc.).

O evento contará com a já tradicional Feira das Profissões que, em sua sétima edição, traz a novidade das salas interativas, onde acontecerão apresentações de projetos de extensão, o que contribuirá ainda mais para que alunos de escolas de Ensino Médio, pública e particular, e de cursos pré-vestibular conheçam a instituição onde poderão estudar no ensino superior, decidir que profissão escolherá, esclarecendo dúvidas e fornecendo subsídios de como funcionam os cursos de graduação de uma universidade e sobre a diversidade profissional, estimulando o interesse pela continuidade dos estudos.

No final da programação há ainda os locais de realização de todos os minicursos e oficinas.

Acesse o site https://semanauniversitaria2019.uece.br para ver a programação completa, por campi, e participe!