Reitoria da Uece informa sobre funcionamento dos Restaurantes Universitários

24 de março de 2022 - 17:02

A Reitoria da Universidade Estadual do Ceará (Uece) informa que, entre os dias 29 de março e 8 de abril de 2022, o Restaurante Universitário (RU) do campus Itaperi funcionará apenas para realização do cadastro biométrico de estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e terceirizados. Com o sistema de biometria, já em funcionamento no RU da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam/Uece) e no refeitório da Faculdade de Educação Ciências e Letras de Iguatu (Fecli/Uece), será possível garantir mais agilidade e segurança no atendimento e reduzir o manuseio de dinheiro em espécie.

Para realizar o cadastro, os usuários devem comparecer ao RU portando documento de identificação original com foto, comprovante de vacinação e documento comprobatório de vínculo com a Uece. Para os estudantes, serão aceitos carteira de estudante ou comprovante de matrícula. Já os servidores poderão apresentar crachá ou declaração de vínculo. O atendimento será realizado das 9h às 12h e das 13h às 16h. Após o cadastro biométrico, o funcionamento dos RUs do campus Itaperi e da Fafidam/Uece, bem como o fornecimento de refeições para o Centro de Humanidades (CH), será retomado a partir do dia 11 de abril de 2022. Já o refeitório da Fecli/Uece segue em funcionamento desde o dia 7 de março.

Para receber adequadamente a comunidade acadêmica, os RUs passaram por uma série de intervenções, que iniciaram com a reestruturação administrativa do equipamento e a criação da Coordenadoria dos Restaurantes Universitários da Uece. Também, houve a manutenção e o reparo em diversos equipamentos de preparação de alimentos e das câmaras frigoríficas que armazenam carnes, laticínios e produtos de hortifruti, além da implantação do sistema informatizado de gestão dos restaurantes universitários da Uece e a dedetização das instalações. Merece destaque também a aquisição de materiais de limpeza e descartáveis para atender adequações sanitárias necessárias em virtude da pandemia da Covid-19.

A recente alta de preços no mercado tem representado uma dificuldade para a aquisição de insumos e a contratação de serviços de manutenção necessários à preparação dos alimentos. Desde julho de 2021, a Reitoria da Uece encaminhou diversos processos licitatórios para aquisição de gêneros alimentícios, incluindo itens de mercearia, e de manutenção de equipamentos. As licitações referentes aos itens de mercearia e à manutenção de equipamentos resultaram em desertas ou fracassadas, de forma que não houve contratação de empresas habilitadas ao fornecimento dos produtos e dos serviços.

Diante dos resultados, a Reitoria encaminhou, ao Governo do Estado do Ceará, processos de dispensa de licitação para os itens cujos processos retornaram como desertos ou fracassados. Essas dificuldades inviabilizam a abertura dos RUs no dia 28 de março, com o fornecimento de alimentação à comunidade. Com as providências em andamento, a Reitoria visa a garantir o pleno funcionamento dos Restaurantes a partir do dia 11 de abril, menor tempo possível nesse cenário.

A Reitoria informa, ainda, que os valores das refeições permanecem sem alterações.

Aluno de graduação – R$ 0,80

Aluno de pós-graduação – R$ 1,30

Funcionário I (servidor técnico-administrativo com renda de até 03 salários-mínimos) – R$ 0,80

Funcionário II (servidor técnico-administrativo com renda acima de 03 salários-mínimos) – R$ 1,30

Funcionário III (terceirizados) – R$ 1,50

Funcionário IV (funcionários de programas especiais) – R$ 2,50

Professores – R$ 2,50

Em caso de dúvidas, os usuários podem entrar em contato com os RUs por telefone ou por e-mail.

RU Itaperi

Telefone: (85) 3101-9677 / 9736

E-mail: r.u@uece.br

RU Fafidam – Limoeiro do Norte

Telefone: (88) 3423-6962

E-mail: ru.fafidam@uece.br

A Reitoria compreende o importante papel que os Restaurantes Universitários desempenham para os estudantes e para sua permanência na Universidade e segue trabalhando para oferecer serviço de qualidade à comunidade acadêmica.