Reitor da Uece participa de assinatura de ordem de serviço para ampliação da Facedi

3 de novembro de 2021 - 13:35 # # # #

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professor Hidelbrando Soares, participou de solenidade de assinatura da ordem de serviço para a ampliação das instalações do campus da Faculdade de Educação de Itapipoca (Facedi) em Itapipoca, ocorrida no último dia 29 de outubro.

O governador em exercício, Evandro Leitão, assinou a ordem de serviço para a ampliação das instalações do campus, que inclui 36 salas de aulas (com cinco laboratórios – três de Química e dois de Biologia); laboratório de informática; nova biblioteca (dois pavimentos); restaurante universitário com 108 lugares; passarela coberta de proteção de chuva interligando todos os prédios do campus.

O novo prédio vai contar ainda com área de estacionamento para carros (120 vagas), motos (52 vagas) e bicicletário (120 vagas), serviços de urbanização e paisagismo. O valor investido é de R$ 3.964.345,79 para uma área de Intervenção de 3.369,06 m².

O campus da Facedi estende seu raio de atuação para todos os municípios circunvizinhos (Amontada, Apuiarés, Itapajé, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecoste, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama).

O reitor, professor Hildebrando Soares, destacou que Itapipoca tem um enorme potencial para a expansão do ensino superior público, gratuito e de qualidade para toda esta Região. “Itapipoca tem todas as condições para se tornar um grande polo universitário e a Universidade Estadual do Ceará está aqui para colaborar com este projeto”.

A solenidade também contou com a presença do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda. Para ele, o novo Campus da Uece chega para formar cientistas e profissionais que vão trazer desenvolvimento e novas oportunidades para Itapipoca e para toda a Região do Litoral Oeste e Vale do Curu. “Antes, os estudantes daqui precisavam se deslocar para Fortaleza ou para outros centros urbanos em busca dos seus sonhos e agora eles contam com a Uece perto de casa para tornar possível estudar e se profissionalizar sem precisar se afastar da família”.

Outras agendas

Além de participar da assinatura da ordem de serviço de ampliação do campus, o reitor, professor Hidelbrando Soares, reuniu-se com os engenheiros-sócios da empreiteira ASTRAL, empresa que realizará a obra de ampliação do campus. A obra tem previsão de retomada no dia 8 de novembro com previsão de conclusão em 270 dias.

Em seguida, o reitor reuniu-se com o prefeito da cidade, Felipe Pinheiro para discutir estratégias de desenvolvimento da região através de parcerias com a UECE e a prefeitura. O secretário de ciência, tecnologia e ensino superior, Inácio Arruda, também estava presente.

Atualmente, a UECE tem parceria com o município nos cursos de graduação e de pós-graduação lato sensu (especialização), via polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Durante reunião, o prefeito Felipe Pinheiro demonstrou interesse em novos cursos de pós-graduação voltados a qualificação dos professores da rede pública municipal, dessa vez, na modalidade stricto sensu (mestrados profissionais).

Para o prefeito de Itapipoca, Felipe Pinheiro, “é um sonho antigo transformar Itapipoca em uma cidade universitária. Este novo campus da Uece chega para começar a tornar este sonho em realidade”.