Reitor da UECE integra comitiva do Governo que visitará a Fiocruz

19 de setembro de 2013 - 14:43

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, participará da comitiva do Governo do Estado, encabeçada pelo governador Cid Gomes, que visitará sexta-feira, dia 20, a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), sediada no Rio de Janeiro.

Participarão da comitiva o secretário de Ciências e Tecnologia do Estado do Ceará, professor René Barreira, os reitores da UECE, da Universidade Federal do Ceará, professor Jesualdo Farias; do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCe), professor Virgílio Augusto Sales Araripe, e da Unifor, Fátima Maria Fernandes Veras, além do presidente da Assembleia Legislativa, deputado José Albuquerque, o prefeito do Eusébio, José Arimatéa Lima Barros Júnior, e dois jornalistas.

O objetivo da visita, segundo o reitor da UECE, é formalizar a parceria das universidades com a Fiocruz na implementação da Fundação Osvaldo Cruz no Ceará. “No eixo da Atenção Primária, já fazemos parte da Rede de Atenção à Saúde da Família. No eixo da biotecnologia, instala-se agora o parque de produção de medicamentos no Eusébio”, disse o professor Jackson.

A comitiva irá visitar também o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos, o Biomanguinhos, instalado no campus da Fiocruz. O Biomanguinhos é a unidade da Fundação responsável pelo desenvolvimento tecnológico e pela produção de vacinas, reativos e biofármacos voltados para atender prioritariamente às demandas da saúde pública nacional.