Reitor Assis Araripe conhece o Projeto UECE Acesso

1 de fevereiro de 2010 - 15:20 #

O Projeto de Acessibilidade e Mobilidade das Pessoas com Deficiência na UECE – UECE Acesso, que vai possibilitar discussões sobre metas e programas de ações que possam assegurar a inclusão social e educacional, o acesso e a mobilidade de todas as pessoas com ou sem deficiência na UECE, foi mostrado na manhã desta segunda-feira (01/02), ao Reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), prof. Francisco de Assis Moura Araripe. A coordenadora geral do projeto, profa. Tarcileide Maria Costa Bezerra fez uma exposição detalhada sobre o trabalho, no gabinete do Reitor, e disse que os investimentos para sua implantação serão da ordem de R$ 334 mil, já autorizados pelo Governador Cid Gomes.

Professora Tarcileide anunciou, na ocasião, que o projeto será lançado, oficialmente, ainda no primeiro semestre de 2010, durante o “I Seminário Inclusão de pessoas com deficiência na UECE: desafios e caminhos”. Entre as ações previstas estão: Acessibilidade Física; Acessibilidade Pedagógica com adequação da Biblioteca Central; Formação Pedagógica de Professores, que consistirá das seguintes atividades: Seminário, Oficinas e Atividades de Extensão (Cursos e Pesquisas).

O projeto inclui ainda outros objetivos como a criação de fluxo de comunicação na UECE, visando articular ações que possibilitem a acessibilidade e mobilidade para todos; o de sensibilizar professores, funcionários e alunos para a inclusão educacional no ensino superior; discussões  alternativas para formação docente no âmbito dos processos de educação inclusiva no ensino superior; e socializar experiências docentes e discentes relacionadas à educação das pessoas com deficiência na UECE.

A Comissão de Elaboração do Projeto UECE Acesso, que tem a coordenação geral da professora Tarcileide Maria Costa Bezerra (da Pró-Reitoria de Graduação – PROGRAD e da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos – FAFIDAM, em Limoeiro do Norte), é integrada ainda pelas professoras Elivânia da Silva Moraes (PROGRAD/CESA- Centro de Estudos Sociais Aplicados), Maria de Lourdes Fernandes (CED – Centro de Educação), Renata Rosa Russo Pinheiro Costa Ribeiro (CED), Rita de Cássia Magalhães (CED), da aluna do Mestrado Acadêmico em Educação da UECE, Ana Paula Lima Barbosa Cardoso, e do engenheiro civil da UECE, Gerardo Oliveira de Almeida.

Estiveram presentes no gabinete do Reitor para conhecer o projeto o Vice-Reitor, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto, os Pró-Reitores do Planejamento, Vladimir Spinelli, de Graduação, profa. Lineuda Murta, de Extensão, profa. Celina Ellery, e todos que integram a comissão de elaboração do projeto.

Contato: professora Tarcileida Bezerra, telefone 3101-9622