Quase 3 mil trabalhos científicos inscritos na XV Semana Universitária da UECE

18 de novembro de 2010 - 18:30 #

Para a ciência, nada mais gratificante do que reunir quase 3 mil trabalhos científicos, durante um período, mesmo que seja curto para tanto conhecimento. O saldo de tantas pesquisas será mostrado por ocasião da XV Semana Universitária da UECE, com abertura agendada para as 9h desta segunda-feira (22/11), no Auditório Central do Campus do Itaperi, em solenidade presidida pelo Reitor da Universidade Estadual do Ceará, Prof. Francisco de Assis Moura Araripe. Na edição de 2010 do evento, registra-se um novo recorde de trabalhos inscritos, tanto da UECE, como de outras Instituições de Ensino Superior (IES). A Universidade de Fortaleza (UNIFOR), depois da UECE, inscreveu o maior número de trabalhos científicos.

A XV Semana Universitária tem como tema “Ciência para Humanidade” e a conferência de abertura será ministrada pelo professor Sidarta Tollendal Gomes Ribeiro, do Instituto de Neurociências de Natal/RN, sobre o tema “Neurociência e Futuro”. O evento vai reunir toda a comunidade acadêmica da UECE e visitantes de universidades de diferentes estados brasileiros, como a USP, a UNICAMP, Universidade de Brasília (UNB), entre outras. Os 2.917 trabalhos inscritos estão vinculados às áreas de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, e Linguística, Letras e Artes.

Os participantes estarão reunidos durante cinco dias (22 a 26/11) para atividades acadêmicas complementares e interdisciplinares em palestras, mini-cursos, oficinas, mesas-redondas, concursos universitários, visitas técnicas, feiras e festas de integração. Serão certificados os melhores trabalhos apresentados na forma oral e pôster, onde alunos e professores, pesquisadores e orientadores serão agraciados com medalhas e menções honrosas

O Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UECE, prof. Jackson Sampaio, disse que, para realizar o evento, há uma grande equipe integrada por professores, alunos e servidores coordenada pelo Vice-Reitor da UECE, prof. Antônio de Oliveira Gomes Neto. Segundo Jackson, “neste 15º aniversário da Semana Universitária, simultâneo aos 35 anos de criação da universidade, queremos celebrar a capacidade de resistência intelectual diante das condições adversas de sobrevivência, sobretudo queremos comemorar as possibilidades crescentes de uma ciência verdadeiramente humana, voltada para a liberdade e a paz”.

Dentro da XV Semana Universitária acontece, simultaneamente, o XIX Encontro de Iniciação Científica, o XVI Encontro de Pesquisadores, o XIV Encontro de Monitoria e Iniciação à Docência, o XII de Grupos PET, o XII Encontro de Iniciação Artística, o IX Encontro dos Comitês de Ética da UECE, o III Encontro de Extensão, a II Semana do Livro e da Biblioteca, e a XV Semana da Música da UECE.

Mais informação consulte a página do evento,