Pronatec/Funece finaliza pactuação MedioTec 2020 com 79% de conclusão

7 de janeiro de 2022 - 13:53 # # #

A Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), celebra a conclusão de mais uma pactuação do MedioTec, com oferta de cursos técnicos para alunos da rede pública matriculados no ensino médio. Ao todo, 20 municípios cearenses foram beneficiados com os cursos técnicos em Segurança do Trabalho, Agronegócio, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde, distribuídos em 22 turmas. Dos 546 alunos matriculados, 430 conseguiram concluir a formação, o que perfaz um índice geral de conclusão de 79%.

O reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e coordenador do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, comemora a conclusão da pactuação 2020 e enaltece o índice alcançado na formação dos estudantes. O professor ressalta ainda o êxito obtido pela universidade em se adaptar ao quadro de pandemia de Covid-19, uma vez que foi necessário oferecer os cursos na modalidade virtual, atendendo aos protocolos de distanciamento social.

“Estamos concluindo a pactuação oferta MedioTec 2020 com sentimento de dever cumprido. Desde 2016, a formação técnica e profissional na universidade ganhou outro patamar de inserção da juventude cearense, que pôde se qualificar para o mercado de trabalho e atividades empreendedoras. Demos um salto de qualidade ao aderirmos ao Pronatec na formação técnica e profissional. Diante de um quadro de pandemia que enfrentamos durante essa trajetória e considerando a necessidade da Universidade Estadual do Ceará de inovar na oferta de cursos na modalidade remota, consideramos que esse índice de sucesso foi muito positivo”, pontua.

Interiorização

Uma das grandes missões do Pronatec/Funece, lembra o professor Hidelbrando, é a interiorização do ensino, ofertando em todo o Estado os cursos de Formação Inicial e Continuada e de educação profissional. “Essa é uma marca do Pronatec na Universidade Estadual do Ceará: levar qualificação profissional para a juventude cearense instalada no interior do Ceará, permitindo que eles alcancem qualificação profissional, com diploma da Uece, e que isso lhes permita acesso à cidadania, ao mercado de trabalho e ao emprego. Acreditamos que esse processo de interiorização contribui de maneira muito decisiva com o desenvolvimento do nosso Estado, de forma inclusiva, sustentável, e produzindo bem-estar e cidadania para o nosso povo. E é com muita alegria que me volto aos nossos 430 concludentes, dizendo que podem continuar contando com a Universidade Estadual do Ceará para novos desafios no seu processo de formação”.

O coordenador do Pronatec/Funece também destaca o compromisso da equipe do programa, entre coordenadores, professores e aos concludentes. “Todos garantiram não somente o índice de conclusão satisfatório, mas ao mesmo tempo a qualidade do processo de formação”, ressalta o professor.

Para a coordenadora de Ensino do Pronatec/Funece, professora Germana Paixão, os indicadores de conclusão dos cursos mostram a capacidade de superação, resiliência e compromisso de todos que compõem a equipe do programa, o que garantiu o sucesso na oferta dos cursos MedioTec.

“Desde nossa aula inaugural, em 12 de junho de 2020, assumimos o protagonismo na Uece em ofertar cursos da modalidade presencial de forma remota. Logo no início da pandemia da Covid-19, em que educadores de todo mundo ainda se questionavam sobre como continuar suas aulas sem a presencialidade e o contato físico diário com os alunos e as escolas, nossa equipe de coordenadores locais, coordenadores regionais, coordenadores de área, coordenadores técnicos e professores se redescobriu, se reinventou, e rapidamente desenvolveu um sistema de matrícula totalmente on-line e uma metodologia de ensino envolvendo as ferramentas do Google para educação”, lembra.

“Juntos aprendemos, ensinamos, nos capacitamos, nos motivamos, abandonamos o medo do novo e mergulhamos na possibilidade de ofertar o melhor ensino remoto que poderíamos. Fomos educadores que, muito além dos conteúdos técnicos, adentramos diariamente na casa dos nossos alunos tão fragilizados pelos efeitos terríveis e mortais da maior pandemia da nossa história, espalhando esperança, sendo escuta e partilhando otimismo. Juntos dividimos as dores, os medos, as angústias, mas também os momentos de felicidade e de otimismo”, destaca a professora Germana.

Sobre o MedioTec/Pronatec

O MedioTec/Pronatec oferece aos estudantes de escolas públicas a oportunidade de fazer, simultaneamente com o Ensino Médio, um curso técnico. Em 2020, foram ofertadas 550 vagas para cinco cursos técnicos: Agronegócio, Segurança do Trabalho, Comércio, Contabilidade e Gerência de Saúde. As vagas foram distribuídas em 22 turmas, contemplando 20 municípios cearenses: Acaraú, Aracoiaba, Beberibe, Brejo Santo, Campos Sales, Caucaia, Fortaleza, Guaiuba, Iguatu, Itapipoca, Jaguaribe, Limoeiro do Norte, Maranguape, Mauriti, Missão Velha, Mombaça, Pacoti, Piquet Carneiro, Quixadá e Tauá.

Todas as ações do MedioTec/Pronatec são desenvolvidas por uma equipe organizada nas seguintes coordenações: Coordenação Geral, liderada pelo reitor da Uece e coordenador geral do Pronatec/Funece, professor Hidelbrando Soares, tendo o professor Nelson Arruda como coordenador adjunto; Coordenação de Ensino, tendo à frente a professora Germana Paixão; Coordenação Psicopedagógica, com a professora Ana Ignez Belém; Coordenação Administrativa, com Marta Lima; Coordenação Financeira, com a Lúcia Souza; Coordenação de Desenvolvimento, que têm à frente o professor Fernando Santos; e a Coordenação Jurídica, com a procuradora Roberta Nunes.