Projeto inovador da Uece é selecionado para Salão do Inventor Cearense 2018

22 de novembro de 2018 - 18:10

Desenvolvida por equipe do Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (CMACFA), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a pesquisa “Monitor de NOx de baixo custo para combustão industrial” foi selecionada entre os 20 projetos inovadores, capazes de resolver problemáticas e necessidades da população, que serão expostos no Salão do Inventor Cearense 2018.

O espaço estará aberto ao público nos dias 23 e 24 de novembro, inserido na programação da Feira do Conhecimento, no Centro de Eventos, organizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece).

alt

A pesquisa da Uece, selecionada para o evento, visa contribuir com as indústrias de pequeno porte, para as quais, especialmente, é alto o custo de aquisição de monitores de combustão industrial. Além disso, os monitores disponíveis no mercado demandam custos com manutenções periódicas, como troca de células e recalibração.

A proposta é aplicar um sensor automotivo de oxigênio (sonda lambda) para detecção de NOx em gases de escape de combustão industrial. Além de robustez e alta durabilidade, o sensor possui custo de aquisição relativamente baixo e pode ser facilmente encontrado no mercado, em lojas de autopeças.

alt

As indústrias de pequeno porte carecem de soluções tecnológicas de baixo investimento para melhoria de seus processos, principalmente no controle da combustão que, monitorada, possibilita a redução do consumo de combustível e a diminuição das emissões.

Os benefícios de utilizar a sonda lambda são: baixo custo, pouca necessidade de manutenção e recalibração, possibilidade de detecção de mais de um gás emitido com um único sensor, integração com sistemas de supervisão e automação industrial.  Indústrias de pequeno porte que utilizam processos de combustão poderão adquirir esta tecnologia com custo acessível e tornar seus processos mais eficientes e sustentáveis.

alt

Os responsáveis pela pesquisa são os professores Lutero Carmo de Lima e Mona Lisa Moura de Oliveira, juntamente com o mestrando Caíke Damião Nascimento Silva e do graduando em Física, Antonio Serafim de Souza Sobrinho.

Durante o evento, nos dias 23 e 24, as 20 propostas selecionadas serão avaliadas e apenas uma será escolhida para ganhar o prêmio, que consiste no registro de patente do invento.