PROGRAD inaugura LIFE no Campus do Itaperi

29 de abril de 2015 - 19:17 #

alt

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) inaugurou na última sexta feira, 24 de abril, o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE), no Campus do Itaperi. Já foram organizados cinco LIFES nos Campi do interior, e agora se inaugura mais um na Capital, todos com o objetivo de propiciar práticas interdisciplinares na formação dos licenciados. Na oportunidade a Profa. Marilza Suanno proferiu palestra sobre a transdisciplinaridade e Interdisciplinaridade na Formação de Professores.

alt

A inauguração contou com a presença do Vice-Reitor, no exercício da reitoria, Prof. Hidelbrando dos Santos Soares, da Pró-Reitora de Graduação, Profa. Marcilia Chagas Barreto; do Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Prof. Jerffeson Teixeira de Souza; do Diretor do Centro de Educação ,Prof.  Albio Sales; dos Coordenadores do LIFE, Profa. Zilvanir Queiroz e Prof Antonio Luiz Barreto. Participaram, ainda, a Coordenadora do Curso de Pedagogia, profa Margarete Sampaio, Coordenadores do PIBID e estudantes da Graduação e Pós-Graduação.

alt

Em sua fala, Hidelbrando Soares parabenizou a equipe pela capacidade de articulação na organização do espaço, ressaltando a sua importância para a qualificação da formação docente, principalmente considerando que dois terços dos cursos de graduação da UECE visam à formação de professores.

alt

Para Marcília Barreto, o Laboratório tornou-se realidade, a partir da aprovação do projeto da UECE em Edital do programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A Pró-Reitora destacou ainda a importância do Laboratório para formação interdisciplinar dos licenciados e para a aproximação da Universidade com as escolas de Educação Básica. Registrou, ainda, as contribuições da Coordenação do Curso de Matemática e da Pró-Reitoria de Pós Graduação e Pesquisa para a estruturação dos espaços.

Os laboratórios constituem espaços de uso comum das licenciaturas nas dependências de Instituições Públicas de Ensino Superior (Ipes), destinados a promover a interação entre diferentes cursos de formação de professores, de modo a incentivar o desenvolvimento de metodologias voltadas para: Inovação das práticas pedagógicas; Formação de caráter interdisciplinar a estudantes de licenciatura; Elaboração de materiais didáticos de caráter interdisciplinar; Uso de tecnologias da informação e comunicação; Articulação entre os programas da Capes relacionados à educação básica.

O LIFE do Campus do Itaperi está localizado no Prédio do Centro de Educação (CED), em Sala no andar térreo.