Professores da UECE são homenageados pela Assembleia Legislativas do Ceará

23 de setembro de 2021 - 16:02 # # # #

Para celebrar o centenário do educador e filósofo Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, a Assembleia Legislativa do Ceará, atendendo ao requerimento do deputado Diego Barreto, subscrito pelo deputado Carlos Felipe, realizou, na tarde da última sexta-feira (17/9), sessão solene no plenário 13 de Maio. Durante a cerimônia, três professores da Universidade Estadual do Ceará (UECE), Sandra Gadelha, Luis Oswaldo Santiago e Cândido B.C Neto foram homenageados. A solenidade contou também com homenagens a educadores, filósofos, lideranças políticas e gestores, como o governador Camilo Santana, a vice-governadora Izolda Cela e o secretário da Secitece, Inácio Arruda.

As homenagens se pautaram em trabalhos e projetos educativos desenvolvidos por esses e essas educadores (as) com tendo como referência a concepção educacional de Paulo Freire.  Foi lida a biografia dos(as) homenageados(as), com referência a essas experiências.

Ana Maria Araújo Freire (também conhecida como “Nita”), educadora e viúva de Paulo Freire, participou remotamente da solenidade e contou que o educador trabalhou sempre em prol da humanização das pessoas e da autonomia do aluno na educação. “Nas reuniões que fazia, com a intenção verdadeira de inserir essa camada de gente trabalhadora e honesta da cidade do Recife dentro da sociedade brasileira, falava em Piaget: ‘Não se educa batendo, se educa com amor. A educação é um ato de amor’”, recordou.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Ceará (Secitece), Inácio Arruda, parabenizou os requerentes pela iniciativa e lembrou a trajetória das mulheres homenageadas, que utilizavam o método Paulo Freire para alfabetizar outras mulheres e, assim, ajudá-las em suas reivindicações nas lutas comunitárias. “O operário era a maior preocupação do Paulo Freire. Ele queria uma educação libertadora para que o povo pudesse ser livre”, lembrou o secretário.

Considerado patrono da educação brasileira, Paulo Freire nasceu em Recife/PE e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960, aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte.