Professora do PPGPP/UECE é convidada a participar de pesquisa da Times Higher Education

6 de dezembro de 2022 - 12:02 # # #

A professora Francisca Rejane Bezerra Andrade, do Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas (PPGPP), da Universidade Estadual do Ceará (UECE), recebeu convite para participar da classificação mundial de universidades, o THE World University Rankings. A pesquisa de reputação acadêmica global é produzida pela revista Times Higher Education (THE), responsável por alguns dos mais respeitados rankings do mundo.

Segundo a professora, a seleção dos pesquisadores para integrarem a avaliação do ranking é baseada nas pesquisas e nas publicações realizadas. “Eu fui convidada para representar os pesquisadores da minha área de pesquisa no Brasil. Minhas contribuições serão combinadas com as de outros especialistas convidados mundialmente e analisadas em conjunto”, explica a docente. Ela explica que a avaliação envolve dois eixos: ensino e pesquisa. Segundo a THE, a pesquisa de reputação global influencia e estimula o investimento e a formação de novas colaborações de pesquisa.

A professora Rejane recebeu convite para participar da Pesquisa de Reputação Acadêmica da THE via e-mail institucional. Os pesquisadores convidados podem responder a pesquisa até 31 de janeiro de 2023. “Inicialmente avaliei as instituições nacionais e internacionais com que tenho alguma proximidade. Depois avaliei na totalidade indicando as melhores universidades do mundo e no Brasil em termos de ensino e pesquisa”, detalha.

A docente avalia o convite para participar da avaliação como um reconhecimento e diz que ficou feliz em poder contribuir para que as universidades do Brasil ocupem esse espaço tão importante. “Considero esse convite muito importante para os pesquisadores e para as universidades do nordeste e particularmente cearenses. Ter uma pesquisadora cearense participando de uma pesquisa que apresenta um ranking de reputação global como a elaborado pela Times Higher Education (THE) indica que estamos ocupando espaços de opinião importantes, pois essa pesquisa leva em conta exclusivamente a opinião de pesquisadores ‘experientes e com trabalhos publicados’ a respeito de quais acreditam ser as melhores universidades do mundo em termos de ensino e pesquisa”, avalia a pesquisadora.

CURRÍCULO

A professora Francisca Rejane Bezerra Andrade é graduada em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará, especialista em Ciência Política pela Universidade Federal do Ceará, mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará e doutora em Educação pela Universidade de São Paulo, com período sanduíche na J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main (Alemanha). Tem pós-doutorado em Ciências da Educação pela J. W. Goethe Universität Frankfurt Am Main (Alemanha). Atualmente leciona no curso de Serviço Social, no Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e no Programa de Pós-graduação em Educação da UECE.

RANKING

Em 2022, a Universidade Estadual do Ceará mais uma vez ficou classificada entre as melhores estaduais do Brasil pelo THE World University Rankings. O ranking deste ano classificou 1.799 instituições de 104 países, das quais 62 são do Brasil. Destas, apenas três estaduais nordestinas estão listadas, estando a Uece entre elas. Os elevados critérios de inclusão, tal como ter mais de 1.000 publicações de relevância nos últimos cinco anos, fizeram com que apenas universidades de alto desempenho estejam na lista.

A UECE aparece, ainda, em novo ranking mundial divulgado pela THE, o Ranking THE World University 2023 por área. Dessa vez, a Universidade figura entre as melhores Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, na área de conhecimento Ciências da Vida. Na Uece, estão inseridos nessa área, os cursos de graduação em Ciências Veterinárias e de pós-graduação em Biotecnologia, Ciências Fisiológicas, Recursos Naturais e Ciências Veterinárias.