Professora da Uece é contemplada com bolsa de pesquisador-visitante na França

1 de dezembro de 2022 - 14:49

A Professora Rozania Moraes, do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada (PosLa) e do Curso de Letras da Universidade Estadual do Ceará (Uece), esteve na França, no período de 4 de outubro a 4 de novembro, como pesquisadora convidada na Aix-Marseille Université (AMU), em Marselha.

A docente foi contemplada pela segunda vez com bolsa na universidade francesa e aguardava, desde 2020, devido à pandemia, oportunidade para efetivar sua estadia em Marselha, a fim de cumprir agenda relacionada a projetos, que vem desenvolvendo com pesquisadores daquela instituição.

A cooperação entre Uece e AMU, particularmente com os professores Daniel Faïta e Laurence Espinassy, existe desde 2011, por ocasião de um programa em comum e da realização do pós-doutorado da professora sob a supervisão do professor Faïta.

Os estudos que as duas equipes desenvolvem estão relacionados à análise do trabalho docente e à formação de professores dentro de uma perspectiva dialógica e histórico-social, além de seguir as abordagens da clínica da atividade e da ergonomia da celeridade.