Professor da Uece recebe homenagem da Assembléia Legislativa do Ceará

28 de novembro de 2022 - 11:13

Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) realizou na última terça-feira (22/11), sessão solene para homenagear pessoas que prestaram relevantes serviços para a sociedade cearense na área da educação, empreendedorismo e serviços sociais. O evento aconteceu no início da noite, no Plenário 13 de Maio.

A propositura atendeu a solicitação dos deputados Soldado Noelio e pelo presidente da Alece, Evandro Leitão, que justificaram a homenagem como uma forma de agradecimento pela prestação de serviços de excelência à sociedade cearense.

Um dos homenageados da noite destaca-se o professor Luis Flávio Mendes Saraiva, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que desenvolveu em sua pesquisa, a inclusão de técnicas avançadas de Edição de genes no ensino e pesquisa na Uece.

As atividades desenvolvidas pelo professor Luis Flávio e alvo de homenagem referentes ao ensino na Uece foram:

1. Descrição de parâmetros seguros para bom diagnóstico de qPCR no início da pandemia do coronavírus;

2. Anotação (montagem) do genoma do coronavírus, seus respectivos genes e resolução primária das estruturas 3D das proteínas do vírus, também no início da pandemia;

3. Aplicação de RNA interferente e CRISPR Cas 9 como técnicas para ensino e pesquisa de edição de genes.

“Estamos falando de professores, pessoas que realizam serviços sociais em localidades de vulnerabilidade social, bem como empreendedores que estão inovando no cenário cearense. Então, a cerimônia é uma forma de agradecer e exaltar essas pessoas pelos serviços dispensados ao povo do Ceará” enfatizou Evandro Leitão.

Na solenidade, foram homenageados Matheus da Rocha Abreu Menezes, Roberto Rocha de Araújo, Manoel Marques da Cunha Filho, Walder Barreto de Oliveira, Luís Flávio Mendes Saraiva, Abelardo Cesário da Silva Júnior, Aldenor Queiroz Girão Neto, Antônio Eudes da Silva, Ismael Igor Fernandes Mendes, Marney Max Alves de Moura, Felipe Roger Cunha de Castro Alberto Lima da Silva, Beneildo Silva Filomeno, entre outros.