PPSAC/Uece conclui as comemorações de 25 anos de criação com Seminário e entrega de placas

4 de fevereiro de 2020 - 14:20 #

O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPSAC) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) comemorou seus 25 anos de criação, sendo que a atividade de encerramento teve vasta programação, incluindo o Seminário Introdutório ao PPSAC que teve inicio no dia (27) e finalizando nesta quarta-feira (29/01), com entrega de medalhas e palestra final proferida pelo professor Jackson Sampaio, reitor da UECE e docente do Programa. O evento ocorreu no Auditório Paulo Petrola, Campus Itaperi.

A área de Saúde Coletiva, como definida em no programa, abrange estudos baseados em três grandes linhas: 1- Epidemiologia, 2-Ciências Sociais em Saúde, e 3- Política, Planejamento e Gestão. A interação entre o conhecimento discutido na academia, a partir das práticas oriundas do Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro, pode co-produzir transformações necessárias à implantação e aperfeiçoamento contínuo desse sistema

A palestra do professor Jackson Sampaio versou sobre “a existência e as resistência do PPSAC: uma conjuntura em meio a (con)textos.

Na palestra de conclusão das efemérides de 25 anos, o professor Jackson Sampaio, destacou, “a questão fundamental do nosso momento inaugural era construir um processo potente em que o Mestrado Acadêmico em Saúde Pública, nosso primeiro nome, floresceria e distribuiria sementes para todos os lados. O mais interessante, porém, é destacar o contexto de criação do curso, no período que vai de 1992 a 1994, simultâneo ao nascimento do curso:
a) A criação e a operacionalização do SUS, pois concebido em 1986, incorporado ao texto constitucional em 1996, aprovada a Lei Orgânica da Saúde em 1990, instalado no orçamento da União em 1992, quando passa a existir praticamente.
b) A criação, pelo Estado do Ceará, da Escola de Saúde Pública, como sintoma de uma grande ênfase das políticas públicas estaduais, vinculadas a saúde e educação, em todos os níveis, além da criação de dois outros mestrados, de temática afim, na UFC e na UNIFOR.
c) A UECE estava mudando do modelo de uma instituição de educação superior, centrada na graduação, para a verticalização de conhecimento, com seus primeiros quatro mestrados criados, seus primeiros grupos de pesquisa cadastrados no CNPq e um primeiro grande salto no número de professores doutores. A Saúde Pública foi o 4º mestrado criado na UECE e o 1º a ser recomendado pela CAPES.

O titular da Uece foi mais além, “a história do nosso programa é absolutamente exemplar, orgulha os professores e os alunos que o fazem e orgulha a UECE. Então há um conjunto de conquistas, mas há também uma grande dispersão dos egressos. Como entendo que viver constitui, sempre, uma experiência de perdas e ganhos, de conflitos necessários ao amadurecimento, quero concluir esta fala desejando a todos nós o que prescreveu um grande médico e escritor brasileiro, Guimarães Rosa: “que vivamos felizes e infelizes misturadamente”. Se a felicidade é necessária à nossa saúde mental, a infelicidade impele para a crítica e as superações. Continuemos trabalhando o desafio de praticar a crítica acadêmica, a crítica científica, no ensino, na pesquisa, na extensão, na política, nos estilos de vida”.

Para a diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), Glaucia Posso Lima, “hoje nós temos no PPSAC docentes de todos os colegiados, e dividimos esses docentes com os outros programas de pós-graduação do CCS. Essa é a riqueza do PPSAC e do campo da Saúde Coletiva, essa possibilidade de dialogar com todos. Como é bom estarmos juntos e misturados’, como esse diálogo é saudável, nos completa, porque sozinhos não conseguimos. Pouco podemos fazer. Sempre temos que aprender um com o outro e isso a Saúde Coletiva nos proporciona. Comemorar esses 25 anos é comemorar uma história de integração. Por isso crescemos e estamos forte, mesmo tendo nossas dificuldades e só conseguimos superar as dificuldades quando as enfrentamos, e foi isso que esse Programa fez ao longo dos seus 25 anos, e assim que vamos seguindo o nosso rumo, resistindo sempre. Esse é o nosso legado e caminho, então viva a saúde coletiva, viva o SUS, viva o PPSAC.”

Também fizeram uso da palavra o coordenador, professor Antônio Rodrigues Ferreira Junior, e a vice-coordenadora do Programa, professora Maria Rocineide Ferreira da Silva, e o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Fortaleza, Dr. João Batista Gomes Leal.

Outro ponto alto do Seminário foi a entrega das placas, homenageando os docentes que fazem o PPSAC.

A programação completa dos dois dias constou de palestras; diálogo com a coordenação do programa; conversa entre os discentes; roda de conversa com grupos de pesquisa; e a entrega de placas de agradecimento aos professores fundadores e atuais docentes do PPSAC.