PPGNS/Uece comemora 10 anos de existência com Simpósio Internacional

30 de novembro de 2022 - 10:54 # #

Em comemoração a uma década de existência do primeiro de Mestrado Acadêmico em Nutrição e Saúde do Ceará, o Programa de Pós-graduação em Nutrição e Saúde (PPGNS) realizará o II Simpósio Internacional de Ciência e Inovação – Desafios atuais da pesquisa em Nutrição e Saúde, nos dias 29 e 30 de novembro de 2022, no auditório do Núcleo de Pesquisa e Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC), no campus Itaperi na Uece.

A cerimônia de abertura contou com a participação do vice-reitor da Uece, professor Dárcio Italo Alves Teixeira; diretora de ensino de pós-graduação da pró-reitoria de pós-graduação e pesquisa da Uece, professor Dafne Paiva; diretora do Centro de Ciências da Saúde, professora Samya Coutinho; coordenadora do curso de nutrição da Uece, professora Marcia Moura Fé; e Coordenadora do programa de pós-graduação em nutrição e saúde (PPGNS/Uece), professora Ilana Nogueira Bezerra.

A professora Ilana Bezerra agradeceu o apoio dado pelos vários setores da universidade e pontuou as conquistas e os desafios que estão por vir: “estamos aqui comemorando não só a primeira década de existência do programa, o primeiro e único mestrado de nutrição e saúde do estado do Ceará, mas também a recente avaliação da CAPES que levou o PPGNS a nota 4. Estamos nesse período contribuindo com o desenvolvimento científico tecnológico de nosso estado e mais do que isso, fazendo diferença na vida da sociedade com nossos projetos de pesquisa nossos projetos de extensão que vão além dos muros da Uece, sendo esse o objetivo final, melhorar a vida da sociedade. Nessa segunda década que se inicia, o PPGNS se apresenta como um programa mais consolidado, com ritmo de produção e inserção na ciência que demonstra os avanços do programa e nossa maturidade para elaborar novas metas e avançar cada vez mais, como o futuro curso de doutorado, devendo isso ao esforço coletivo de nossos docentes, discentes e também dos egressos que mantém o vínculo e interesse pela produção de conhecimento”.

O vice-reitor, professor Dárcio Teixeira, pontuou sobre a importância da integração entre graduação e pós-graduação para os avanços nas pesquisas e conquistas do programa: “por trás da nota da CAPES existe muito esforço dos docentes, discentes e servidores, então toda conquista deve ser sim comemorada. É importante a chegada do doutorado no programa para a verticalização completa da pós-graduação na área de nutrição e tenho certeza que com a competência dessa corpo docente e discente essa meta não tardará em ser alcançada.”

A cerimônia contou ainda com duas apresentações musicais, a primeira, no início da solenidade de dois membros do grupo Quartzo Verde, Israel Alves e José Filho, alunos do curso de licenciatura em música e bolsistas do projeto de iniciação artística. E, ao final, o coral do Centro de Humanidades da Uece.

Confira aqui programação completa do II Simpósio Internacional de Ciência e Inovação – Desafios atuais da pesquisa em Nutrição e Saúde.