Pesquisa desenvolvida na FAFIDAM/Uece é apresentada em congresso internacional

23 de novembro de 2022 - 09:30 # #

O estudante do curso de Letras e bolsista de iniciação científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Enderson Vieira da Silva, desenvolveu pesquisa sobre letramento racial, sob orientação da professora Ana Maria Pereira Lima, docente do curso de Letras, do Mestrado em História e Letras (MIHL), do PROFLETRAS; e coordenadora do grupo de estudos: Práticas de letramentos, gênero textuais e formação tecnológica do professor (PRAGENTEFORTE).

A professora e o estudante estiveram em Salvador participando do Congresso Internacional de Formação de Professores: por uma agenda política, ética e transformadora, que aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de novembro na Universidade Federal da Bahia – UFBA, no campus Ondina.

A pesquisa desenvolvida na FAFIDAM/UECE, intitulada “Letramento Racial: os pontos cantados na Umbanda como fonte de ensino de língua portuguesa” foi apresentada na sessão coordenada por pesquisadores do Brasil, da Austrália e de Moçambique, com nomes de referência na temática, sendo: Ana Lucia Silva Souza (UFBA); Kassandra da Silva Muniz (UFOP), Joel Austin Windle (University of South Australia, Austrália e UFF) e Samima Amade Patel (Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique).

Segundo a Professora Ana Maria e o aluno Enderson Vieira, “a pesquisa sobre Letramento Racial, propõe a reinvenção de práticas de uso das linguagens, considerando os diferentes contextos sociais e culturais nos quais os alunos estão inseridos, evidenciando o quanto as múltiplas linguagens e práticas de letramentos desenvolvidas fora do ambiente escolar, ao serem inseridas e trabalhadas na escola, podem combater diversas formas de preconceito, entre eles o linguístico, racial e religioso. Além de atender a legislação vigente, como, Lei 10.639/03 e BNCC.”

A participação da professora e do estudante da FAFIDAM no Congresso visa a divulgação de parte dos resultados obtidos durante a pesquisa, bem como reforça o quanto as unidades da UECE, localizadas no interior do estado, seguem se destacando com suas produções científicas de qualidade.