Outubro Rosa alerta sobre a necessidade do cuidado com a saúde

6 de outubro de 2016 - 14:29

alt

Criada em 1997, a Campanha internacional Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), para o Brasil, em 2016, são esperados 57.960 novos casos. A coordenadora do curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Ceará (Uece), professora Francisca Gomes Montesuma, ressalta a importância da Campanha e da necessidade com o cuidado com a saúde, e lembra que a atenção deve ser voltada não somente para as mulheres, mas também para os homens:

Outubro Rosa

Sobre o que dizem, e o que de fato é um toque pela vida.

Outubro foi o mês do ano escolhido por vários setores da sociedade, bem como pelas políticas de saúde, para a conscientização das pessoas sobre a prevenção do câncer de mama.

Digo pessoas porque a enfermidade não ataca somente as mulheres, mas atinge em menor escala também os homens.

A ideia principal é alertar as mulheres sobre a necessidade do cuidado com a saúde, principalmente com a prevenção do câncer de colo de útero e a detecção precoce do câncer de mama, sendo que este último é o que assusta mais as mulheres, visto que altera ou mutila a margem corporal.

A palavra câncer carrega em si um estigma terrível, além da sentença da finitude da vida, que ainda paira no imaginário popular, aí porque até a pronúncia na maioria das vezes é evitada e acompanhada de jaculatórias batida na madeira e ave Maria três vezes, dentre outras crendices.

Culturamente é uma doença maligna incurável e que só acomete aos outros (a vizinha), e nunca àqueles que a rejeitam.

Como profissional da área da saúde, percebo que essa estratégia de destacar um mês inteiro para abordar o assunto foi genial, pois disseminou uma adesão monumental, que em todos os setores do mundo do trabalho há uma referência simbólica sobre o assunto.

Ainda que não se tenha conhecimento científico fundamentado em pesquisas que tais ações tenham sortido efeitos no declínio na incidência dos casos de câncer de mama, é fato que tornou-se uma política de saúde perfeitamente acessível e aceita por todos os setores da sociedade.  Em todos os lugares há cartazes, panfletos, ações, brindes, em outubro o mundo está cor de rosa. Parabéns às mulheres conscientes de que têm peitos e que eles são seus e merecem cuidados porque são preciososos.

Seio que acolhe
Seio que consola