Conheça os agraciados com a Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho

11 de março de 2014 - 17:20

Em seu discurso na cerimônia de outorga da Medalha de Mérito Reitor Antônio Martins Filho, na segunda-feira, dia 10 de março, o reitor da Universidade Estadual do Ceará (UECE), professor Jackson Sampaio, leu um breve currículo dos agraciados e como sua atuação no papel de parlamentares tem benficiado diretamente a UECE.

Os parlamentares receberam a honraria por estarem “tornando concretizável, ano após ano, o sonho de fazer crescer a UECE”, disse o reitor.

alt

Deputada estadual Raquel Marques – Líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), na Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa do Ceará. Aprovou duas emendas individuais, uma para apoiar a digitalização de arquivos da Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) e outra para apoiar projeto de formação de formadores. Tem base política na região de Quixadá e sempre esteve próxima das lutas da Faculdade de Educação Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC).

alt

Deputado estadual José Teodoro Soares – Presidente da Comissão de Educação e membro das Comissões de Ciência Tecnologia e Educação Superior, Defesa Social, da Juventude, dos Direitos Humanos e Cidadania e do Orçamento, Finanças e Tributação da Assembleia Legislativa do Ceará. Aprovou uma emenda individual para apoiar as atividades de interiorização da UECE.

alt

Deputado federal Chico Lopes – Está permanentemente envolvido com os debates acadêmicos, orçamentários e políticos da UECE. Tem destinado emendas individuais a Universidade, com duas delas em finalização: apoio ao Restaurante Universitário da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Chaves (FAFIDAM), unidade acadêmica de Limoeiro do Norte, e apoio aos blocos de sala de aula da Faculdade de Educação de Crateús (FAEC). No momento, destinou emenda individual para a melhoria da Residência Universitária da Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), unidade acadêmica de Quixadá, e participa de emenda de grupo, com os deputados Artur Bruno e Ariosto Holanda, para a implantação de uma rede de laboratórios de tecnologias de educação à distância, em todos os campi da UECE e em vários municípios das áreas de abrangência destes campi.

alt

Deputado federal Artur Bruno – Na Câmara dos Deputados é membro da Comissão de Educação e Cultura e da Comissão Especial do Plano Nacional de Educação (PNE) e primeiro vice-presidente da Comissão de Educação e suplente da Comissão de Constituição e Justiça. Está permanentemente envolvido com as causas da educação básica e superior, já beneficiou a UECE com emendas anteriores e, no momento, participa de emenda de grupo, com os deputados Chico Lopes e Ariosto Holanda, para a implantação de uma rede de laboratórios de tecnologias de educação a distância, em todos os campi da UECE e em vários municípios das áreas de abrangência destes campi. Além disso, em 2006 recebeu da UECE a Medalha de Mérito Institucional “30 anos de UECE”, por seu trabalho em favor da valorização do ensino público no Estado do Ceará.

alt

Deputado federal Ariosto Holanda – Sistematicamente tem apoiado a UECE, com destaque para a Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Chaves (FAFIDAM), campus no médio Vale Jaguaribe, base de sua vida política. Atualmente, participa de emenda de grupo, com os deputados Chico Lopes e Artur Bruno, para a implantação de uma rede de laboratórios de tecnologias de educação à distância, nos campi da UECE e em vários municípios das áreas de abrangência destes campi.

alt

Deputado federal Antônio Balhmann – Líder da bancada federal cearense, coordena a definição das emendas individuais, de grupo e de bancada, providenciando a integração das mesmas aos orçamentos dos Ministérios afins aos projetos contemplados.

Senador Inácio Arruda – Tem, por diversas vezes, direcionado sua atenção para o fortalecimento da UECE: articulou investimentos na área de infraestrutura para o êxito da 59ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2005, quando deputado, e destinou recursos para o aparelhamento do Mestrado Acadêmico em Ciências da Computação, e para salas de aula e laboratórios na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC) (Crateús) e na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI). Atualmente, destina emenda para a aquisição de instrumentos para a Orquestra Sinfônica da UECE e outra para a criação da Unidade Integrada de Ciências Morfológicas (CCS), além de ser vice-presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Estaduais e Municipais. Entre suas ações, empenhou-se na inclusão de emenda na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e ao Plano Nacional de Educação (PNE), visando a diminuição da contrapartida das Universidades Estaduais e Municipais aos recursos recebidos da União, limitando o valor para até 1% do montante total. Isso possibilita a ampliação de parcerias e investimentos. No PNE, propôs estratégias para elevar a taxa de matrículas na educação superior, por meio do fortalecimento das Universidades Estaduais e Municipais, estimulando reestruturação e expansão das nossas instituições por meio de apoio técnico e financeiro do Governo Federal.

Paladinos da UECE recebem honraria

UECE entrega a Parlamentares e empresário Medalha de Mérito