Orquestra Transversal da UECE fará concerto no Theatro José de Alencar

24 de agosto de 2016 - 18:21 #

No próximo domingo, dia 28 de agosto, a Orquestra Transversal da Universidade
Estadual do Ceará (UECE) se apresentará na belíssima sala do Foyer do Theatro José de Alencar. A apresentação do concerto tem inicio às 17 horas e é gratuito.

A Orquestra transversal já se apresentou em muitos eventos e em festivais, como no Festival Música na Ibiapaba, o Festival de Choro do Centro Cultural do BNB e no Festival Eleazar de Carvalho. Participou do programa Brasileirinho da Rádio Universitária FM além de apresentações em comunidades da periferia, em escolas de música, em escolas públicas, em asilos de idosos, prisões, no teatro Carlos Câmara, na Conferencia Internacional de Educação Musical de Sobral, em escolas públicas, mas pela primeira vez estaremos no TJA.

Segundo Heriberto Porto, no repertório tem composições de cearenses que escreveram especialmente para o grupo e arranjos de autores brasileiros para clássicos da música brasileira. Vamos estrear com “Um Tom Triste” de Ednar Pinho. Tocaremos também Pedro Madeira, Pixinguinha, Tom Jobim e Luiz Gonzaga além de Ednardo, Liduíno Pitombeira e Jaderson Teixeira e faremos uma homenagem especial a Hermeto Pascoal e seus 80 anos.

Com o espírito de colaboração participativa, o grupo incentiva as trocas de saberes entre alunos e orientadores, tornando o trabalho de transmissão e recriação musical uma atividade prazerosa, socializante, educativa e criadora, ressalta Heriberto Porto.

São membros do grupo, professor, Heriberto Porto, Rodrigo Soares, Mateus Farias, Aldeilson Freitas, Ailton Santana, Paulo Ferreira, Samuel Pereira, Lucio Cleano, Rodrigo Araújo e Sara Rebeca, flautistas; Alison Felix – Violão e cavaquinho; e Agenor Pereira na percussão

Nesta apresentação constam as músicas, Terral – Ednardo; Um Tom Triste – -Ednar Pinho; Ondas – Pedro Madeira; Peripécias do Guajara – Liduino Pitombeira; Assum Preto – Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; Juazeiro – Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; Asa Branca – Humberto Teixeira e Luiz Gonzaga; Candango – Hermeto Pascoal; Lígia- Tom Jobim; Conversa de Botequim – Noel Rosa; André de Sapato Novo – André Corrêa.