NIT leva proteção do conhecimento aos Campi do interior

2 de junho de 2010 - 16:50 #

 

A cultura da inovação e da proteção do conhecimento começa a ser difundida nos seis Campi da Universidade Estadual do Ceará (UECE), no interior do Estado. Trata-se de um projeto de iniciativa da Pró-Reitoria de Planejamento (PROPLAN) e do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da UECE, que através de um cronograma de conferências percorrerá todos os Campi até o dia 29 de junho. A programação consta de palestras sobre inovação, propriedade intelectual e transferência do conhecimento para o mercado. De acordo com o calendário, na próxima quarta-feira (09/06), a equipe PROPLAN/NIT realizará palestra na Faculdade de Educação de Crateús (FAEC), em Crateús, a 354 km de Fortaleza, e no Centro de Ciências e Tecnologia de Tauá (CECITEC), a 344 km de Fortaleza. 

O cronograma de palestras sobre inovação, propriedade intelectual e transferência do conhecimento foi aberto no dia 19 de maio, na Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC), em Quixadá, a 154 km de Fortaleza. Para a Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI), a 377 km de Fortaleza, a equipe PROPLAN/NIT preparou uma oficina com o tema “A Universidade, a proteção do conhecimento e o mercado”, realizada no dia 26 de maio. O evento contou com a presença de professores, servidores e um número expressivo de estudantes universitários. Na última terça-feira (01/06), foi a vez da comunidade acadêmica da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM), em Limoeiro do Norte, a 203 km de Fortaleza, a ser beneficiada com palestra sobre a cultura da inovação e proteção do conhecimento. Para encerrar o cronograma, a PROPLAN/NIT, promove, no dia 29 de junho, evento semelhante na Faculdade de Educação de Itapipoca (FACEDI), em Itapipoca, a 130 km de Fortaleza.

De acordo com a coordenadora do NIT da UECE, Aloma Pessoa, o evento tem como objetivo divulgar a cultura da inovação e os mecanismos pelos quais as Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) podem se apropriar de seus resultados e transferi-los para o mercado. No entanto, o NIT-UECE procurou identificar pesquisas com resultados passíveis de proteção para receberem apoio da Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica do Ceará (REDENIT-CE) na elaboração de patentes.  Campi onde aconteceram as palestras. Além dos eventos, segundo Aloma, a PROPLAN/NIT com o apoio da REDENIT-CE, realiza, durante as palestras, cursos sobre Propriedade Intelectual, Elaboração de Patentes e Elaboração de Projetos em Inovação Tecnológica para os pesquisadores da UECE.

Na FECLESC, os professores das áreas de Biologia e Física apresentaram as pesquisas em andamento na Faculdade e em seguida, a comunidade acadêmica daquela unidade do interior recebeu informações sobre as ações do NIT e da Incubadora de empresas da UECE, além da palestra sobre propriedade intelectual, ministrada pelo coordenador técnico da REDENIT-CE, Luiz Eduardo Tavares. O diretor da FECLESC, professor Jorge Alberto, destacou que a iniciativa do NIT possibilita uma nova visão sobre a inovação e a pesquisa realizada na Faculdade. “O evento foi muito importante, pois trouxe informações ainda desconhecidas pelos professores e alunos. A partir do momento que o pesquisador passa a ter informação sobre a proteção do conhecimento, ele percebe que aquilo que está sendo pesquisado na Universidade pode se tornar um benefício para a sociedade”, enfatiza Alberto.

Na FECLI, que tem cursos voltados à formação de educadores, a comunidade acadêmica apresentou pesquisas nas áreas de Letras, Física e Biologia. Um dos pontos altos do evento foi o debate sobre a inovação suscitado pelo Diretor da FECLI, professor Eudênio Bezerra. Para o diretor, a Faculdade precisa refletir sobre quais inovações podem ser desenvolvidas na área de ensino e que contribuições os pesquisadores da FECLI poderiam desenvolver para inovar a prática do ensino no nosso país. “Precisamos nos abrir pessoalmente para a reflexão sobre o ponto de vista cientifico e tecnológico. Gostaria de parabenizar a iniciativa do NIT de levantar o tema inovação na FECLI”.

A REDENIT-CE, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECITECE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), reúne os Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) das Instituições Científicas e Tecnológicas Estaduais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento, a proteção e a transferência da inovação tecnológica para o mercado.

 

Contato: Coordenadora do NIT da UECE, Aloma Pessoa, 3101-9665