NIT/Uece é credenciado pelo Catalisa ICT/Sebrae para atender negócios inovadores do Brasil

3 de junho de 2022 - 13:23 # # # # #

O Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da Universidade Estadual do Ceará (Uece) foi aprovado pelo edital nacional de credenciamento de NITs e Laboratórios para atendimento a negócios inovadores do Catalisa ICT.

Esse foi o primeiro edital voltado para NITs no Brasil. Para a coordenadora do NIT/Uece, professora Denise Carvalho de Andrade, “é algo que marcará nossa trajetória como Núcleo de Inovação, além de ser uma grande experiência atuarmos fora dos muros da universidade”.

O Catalisa ICT é uma iniciativa articulada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com a parceria de entidades do ecossistema nacional de inovação. O objetivo é acelerar e fomentar negócios inovadores de base tecnológica, para alavancar geração de riqueza e bem-estar para a sociedade.

Ao todo, foram selecionados 25 NITs e 51 laboratórios de todo o Brasil, dos quais o NIT/Uece é um dos poucos representantes do Nordeste. “Essa é uma grande oportunidade de mostrar para nossa sociedade como a Uece sabe inovar e lidar com propriedade intelectual… Será um grande aprendizado para todos, docentes, discentes, funcionários”, completa a coordenadora.

Inicialmente, o NIT/Uece atenderá a quatro projetos já selecionados pelo Catalisa ICT, que são voltados para previsão morfológica no mar; matriz 3D neuronal para biomodelos in vitro de TEA; terapia otimizada de doenças infecciosas e câncer; e software para gestão de PD&I.