Mulheres na Ciência: quatro professoras da Uece têm projetos aprovados em edital da Funcap

27 de junho de 2022 - 14:44 # # # # # #

 

Quatro professoras/pesquisadoras da Universidade Estadual do Ceará (Uece) tiveram seus projetos aprovados pelo edital nº 01/2022 – Mulheres na Ciência, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece). São elas:

Denise de Souza Elias, do curso de Geografia, com o projeto “Difusão do Agronegócio Globalizado na Região Metropolitana de Fortaleza (CE): impactos econômicos, sociais e territoriais”.

Juliana Paula Martins Alves, do curso de Medicina Veterinária, com o projeto “Uso de Ácidos Graxos para Potencialização da Funcionalidade de Células-tronco Mesenquimais em Caprinos como Modelo Translacional para Medicina Humana”.

Maria Rocineide Ferreira da Silva, do curso de Enfermagem, com o projeto “Educação Interprofissional como Dispositivo da Formação: uma cartografia do Projeto VER-SUS/Brasil”.

E Soraia Pinheiro Machado, do curso de Nutrição, com o projeto “Ambiente Alimentar Escolar: associações com o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em adolescentes estudantes de escolas públicas”.

Cada um desses projetos aprovados receberá até R$ 130 mil para cobrir despesas de capital e custeio, de acordo com a necessidade definida pela pesquisadora responsável; sendo possível, também, destinar até 30% do valor total para Bolsas de Apoio Técnico (BAT).

O edital teve como valor total R$ 3 milhões, para o objetivo principal de apoiar projetos de pesquisa, de qualquer área do conhecimento, em instituições (públicas ou privadas sem fins lucrativos) do Ceará, que sejam coordenados por mulheres; considerando que estudos recentes no Brasil e no mundo têm mostrado uma significativa assimetria de gênero na distribuição de recursos para a realização de projetos de pesquisa científica.

De acordo com a pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa da Uece, professora Lúcia Duarte, é possível ver o crescimento da representação feminina na Ciência brasileira. “Segundo dados do CNPq, as mulheres constituem cerca de 44% dos pesquisadores científicos no Brasil. Isso nos deixa feliz porque, embora seja um número ainda pequeno, existe uma tendência de aumento”.

A gestora parabeniza não apenas as pesquisadores da Uece que tiveram seus projetos aprovados, mas também as demais 33 professoras da instituição que também submeteram propostas. “As mulheres enfrentam desafios e preconceitos na Ciência desde a antiguidade até os dias de hoje. Então, ficamos todos muito felizes com as quatro propostas que foram aprovadas, assim como pelo total de 37 propostas que foram apresentadas. Nós tivemos 11% de aprovação”, destaca Lúcia Duarte.

Para a pesquisadora Juliana Alves, “o edital Mulheres na Ciência da Funcap veio como um incentivo para inspirar e engajar mulheres na Ciência, permitindo assim maior igualdade de gênero e empoderamento feminino. Portanto, participar deste momento é muito engrandecedor, uma vez que ele permite que nós, mulheres, possamos mostrar ainda mais nossa força e competência na área científica, mostrando nossa criatividade e capacidade de desenvolver pesquisas de alto impacto na sociedade como um todo. Além de servir de encorajamento para meninas que sonham em ser cientistas. Assim, o desenvolvimento de tais projetos por mulheres, além de nos impulsionar a continuar no meio científico-tecnológico, também serve de espelho para as jovens que sonham com essa profissão”.

Para a professora Maria Rocineide Ferreira, “é muito importante estar nesse lugar de mulher selecionada e ser também reconhecida com pesquisadora numa universidade pública no semiárido do Brasil. Isso passa a constituir-se um lugar de poder das mulheres. A experiência da escuta/leitura de mulheres que habitam as periferias de processos. Essa situação de reconhecimento pode nos dizer de uma mudança nas relações de gênero na nossa sociedade. Tenho certeza que as produções que serão realizadas neste edital só reforçarão aquilo que já está explícito em fatos, nossas vozes contribuem para produção de diferentes narrativas que produzem diferentes sentidos ao mundo. O diverso que habita o mundo precisa ser afirmado. Mulheres pesquisadoras dão potência a esse fato”.

De acordo com a professora Soraia Machado, “o edital Mulheres na Ciência da Funcap é um importante avanço na tentativa de equalizar a produção científica entre homens e mulheres. Estar entre as pesquisadoras que tiveram seus projetos aprovados no edital é uma grande honra e enche-me de ânimo para seguir fazendo ciência diante de tantas dificuldades que temos. Espero que os resultados de todos os projetos possam contribuir bastante para a melhoria das condições de vida da nossa população”.

Saiba mais sobre os projetos da Uece aprovados no Edital Mulheres na Ciência, da Funcap

Projeto: Difusão do Agronegócio Globalizado na Região Metropolitana de Fortaleza (CE): impactos econômicos, sociais e territoriais
Pesquisadora responsável: Denise de Souza Elias

O Ceará assumiu um novo papel na divisão social e territorial do trabalho no Brasil nas três últimas décadas. É significativa sua reestruturação econômica e territorial com objetivos de inserção na produção e no consumo globalizados. Essas reestruturações se manifestam, entre outros, pela difusão do agronegócio globalizado. O objetivo principal do projeto é estudar a difusão desse agronegócio na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF) e seus principais impactos econômicos, sociais e territoriais. A crescente relevância econômica do agronegócio na RMF, a complexidade dos impactos socioespaciais e ambientais, somada ao ineditismo de uma pesquisa sobre o tema neste recorte espacial reforça e justifica a importância da realização do estudo. Compõe, assim, uma inovação com grande potencial de produção de conhecimento novo, que poderá contribuir sobremaneira para um conjunto de políticas públicas agrícolas, agrárias e urbanas voltadas à segurança alimentar, ao planejamento urbano, às políticas ambientais, entre outras.

Projeto: Uso de Ácidos Graxos para Potencialização da Funcionalidade de Células-tronco Mesenquimais em Caprinos como Modelo Translacional para Medicina Humana
Pesquisadora responsável: Juliana Paula Martins Alves

As células tronco mesenquimais (CTMs) são consideradas células multipotentes, ou seja, possuem capacidade para se diferenciar em múltiplas linhagens celulares, gerando grande expectativa como fonte potencial de células para o desenvolvimento de estratégias terapêuticas, regeneração de tecidos danificados em aplicações clínicas, justamente por sua capacidade intrínseca de autorrenovação e de diferenciação. Os modelos animais fornecem um sistema biológico forte para a expressão dessas características, uma vez que modelos pecuários representam um recurso apropriado para testar a eficácia das terapias com CTM, e seu uso em pesquisa biomédica pode melhorar a medicina translacional e a agricultura animal. Dentre os fatores que podem alterar a funcionalidade de CTMs, tem-se as alterações nutricionais que são fundamentais para modular o potencial deste tipo celular, pois a adição dos ácidos graxos poliinsaturados, atuam de forma direta na potencialização da diferenciação destas células em células ósseas. Por esta razão, acredita-se que os lipídios oferecidos na dieta de cabras gestantes serão capazes de potencializar a diferenciação osteogência in vitro, fato que pode colaborar com estudos em outras espécie, visto que os caprinos, quando e trata de estudos ósseos são considerados modelo translacional.

Projeto: Educação Interprofissional como Dispositivo da Formação: uma cartografia do Projeto VER-SUS/Brasil
Pesquisadora responsável: Maria Rocineide Ferreira da Silva

A formação de sujeitos implicados com as necessidades reais dos territórios é desafio para atenção qualificada no SUS. O Projeto de Vivências e Estágios na Realidade do SUS, um espaço formativo potente para a Educação Interprofissional é capaz de promover uma formação diferenciada e preparar os estudantes para o exercício de práticas colaborativas em seus futuros locais de inserção profissional. Cartografar as linhas de força que compõem a interprofissionalidade a partir dos egressos do VER-SUS é o objetivo central do projeto. Para tal, propõe-se a realização de uma pesquisa de intervenção, baseada no referencial teórico-metodológico da cartografia, onde pesquisadores e participantes atuarão em coletivo.

Projeto: Ambiente Alimentar Escolar: associações com o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em adolescentes estudantes de escolas públicas
Pesquisadora responsável: Soraia Pinheiro Machado

O ambiente escolar representa o local onde crianças e adolescentes passam, no mínimo, um terço do dia e consomem de uma a duas refeições diárias, o que corresponde de 30 a 50% de sua ingestão alimentar diária, e tem sido considerado estratégico na compreensão de fatores relacionados às escolhas alimentares e ganho de peso dessa faixa etária. A qualidade dos alimentos disponíveis nas escolas pode influenciar de maneira significativa os desfechos de saúde desses indivíduos. O presente estudo tem como objetivo principal avaliar o ambiente alimentar escolar e suas associações com o consumo de alimentos ultraprocessados e obesidade em adolescentes de Fortaleza-Ceará. Espera-se que seus achados possam direcionar políticas públicas, visando a prevenção da obesidade e das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) na infância e na adolescência e o incentivo às escolhas alimentares saudáveis nas escolas de modo a contribuir para o adequado estado nutricional do público escolar e consequentemente para o seu potencial máximo de crescimento e desenvolvimento.