MPSCA realiza Seminário e debate tudo sobre adolescente

17 de junho de 2011 - 20:08 #

 

 

 
O I Seminário Atenção ao Adolescente e Contextos da Rede de Cuidados reuniu, durante toda esta quinta-feira (16/06), no Hotel Praia Centro, mais de 100 participantes para debater vários temas relacionados ao adolescente. Realizado pelo Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente (MPSCA) da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a solenidade de abertura foi presidida pelo Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, professor Jackson Sampaio. O tema da conferência foi “Organizações de ações e serviços para os adolescentes”, proferida pelo professor (doutor) José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres.

Segundo a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde da Criança e do Adolescente, professora (doutora) Maria Veraci Oliveira Queiroz, a programação constou de painel, mesa redonda e apresentação de relatos de experiências. Pela manhã, foi realizado o painel sobre o tema “Construtos Sociais na prevenção de violência com adolescentes: papel dos profissionais da saúde e da família”, tendo como debatedores: João Joaquim Freitas do Amaral (professor doutor da Universidade Federal do Ceará); Mônica Araújo Gomes (mestre, assistente social de uma Organização não Governamental); e José Ricardo de Carvalho Mesquita Ayres (professor doutor da USP) e como moderadora Patrícia Neyva da Costa Pinheiro (professora doutora da UFC).

À tarde houve mesa redonda sobre o tema “Cuidado ao adolescente na rede assistencial e as diversas abordagens”. Em seguida, o professor (doutor da UFC) Almir de Castro Neves Filho fez palestra sobre “Atendimento Clínico ao Adolescente”, depois, a professora Maria de Lourdes Caltabiano Magalhães (mestre da Faculdade Christus e médica da UFC) falou sobre “Abordagem à adolescente na consulta ginecológica”, a professora Márcia Lessa Fernandes Ribeiro (mestra e representante da Secretaria de Saúde do Estado) abordou o tema “Diretrizes para atenção ao adolescente na Rede Estadual de Saúde e suas interfaces.

No final, foram falados Relatos de Experiências, apresentando pesquisas sobre adolescência na pós-graduação e perspectivas de mudança na prática – Experiências de ex-mestrandos de Iguatu – Ceará, pela enfermeira (mestre) Lúcia Vanda Teixeira de Freitas Cavalcante, pelo médico (mestre) Joab Soares de Lima, pela assistente social (mestre) Jacirene Gonçalves Lima, cujo grupo é coordenado pela professora (doutora, assessora da ESPI – Iguatu – CE.) Vera Lúcia Almeida.

O evento contou com a presença da diretora do Centro de Ciências da Saúde (CCS), professora Gláucia Posso Lima, do Secretário de Saúde de Iguatu, Joab Soares de Lima, da médica Ana Maria Cavalcante e Silva, professores, estudantes, entre outros.