Mestrando da Uece desenvolve sistema de alerta para possíveis cheias na cidade de Caucaia

12 de setembro de 2019 - 15:46 # # # #

O Mestrado Profissional em Climatologia e Aplicações nos Países da CPLP e África, da Universidade Estadual do Ceará (Uece), desenvolveu o sistema Slapvoip (Sistema Leitura Automática de Pluviômetros sobre Voz IP) de alerta de possíveis enchentes na cidade de Caucaia. O sistema é uma ferramenta útil para a população que vive em áreas de risco, sofrendo com cheias e inundações, uma vez que possibilita a agilidade das ações dos organismos governamentais responsáveis.

Telas de cadastro de usuários no aplicativo Slapvoip

Após o registro no sistema, o interessado passa a receber mensagens de SMS informando o grau de intensidade de possíveis cheias, possibilitando o cadastro a partir de qualquer tipo de celular, uma vez que não é necessário nenhum tipo de sistema operacional específico.

SMS enviado aos usuários

A dissertação foi desenvolvida pelo aluno Jose Ronildo Reis Franceschini que afirma: “Trabalho no ramo de telecomunicações a aproximadamente 30 anos e vi a necessidade da criação de um sistema de alertas de cheias a fim de agregar valor aos trabalhos da Defesa Civil, permitindo-lhes disseminar estes conteúdos para criação de uma futura cultura de prevenção de cheias”.
O autor do estudo ainda aponta que a pesquisa teve orientação do professor Vicente P. Silva e co-orientação da professora Vanessa de Almeida Dantas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais – INPE e colaboração da professora Meiry Sayuri Sakamoto da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos – FUNCEME. O pesquisador ainda complementa afirmando que o estudo aguarda financiamento para a ampliação da área de cobertura.

De acordo com o coordenador do programa, o professor Emerson Mariano da Silva, “O Mestrado Profissional em Climatologia procura desenvolver pesquisas com cunho interdisciplinar e produtos associados que possam ser aplicados em benefício da sociedade, como, por exemplo, o aplicativo Clima CE e este trabalho que culminou em uma alerta de cheias desenvolvido pelo estudante Franceschini”.