Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas

8 de junho de 2011 - 15:42

As inscrições para o curso de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (MCFA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) estão abertas até o dia 30 de junho. Os interessados devem dirigir-se a Secretaria do MCFA, no Campus do Itaperi, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira. O candidato deve ser graduado em Física, Engenharia, Meteorologia ou em cursos de áreas afins. O Mestrado é promovido pelo Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) da UECE, e oferece 12 vagas.

O MCFA tem como objetivo a promoção da capacitação de profissionais em nível de Mestrado e o desenvolvimento de pesquisas em Ciências Físicas, voltadas para o semi-árido brasileiro. O curso conta com duas linhas de pesquisas: Física da Atmosfera e de Energias Alternativas, em sua forma aplicada, envolvendo temas de fronteira entre estas áreas de estudo. No ato da inscrição, o candidato deve optar por uma das duas linhas de pesquisa.

Segundo o professor Emerson Mariano da Silva, coordenador do Mestrado, o candidato tem oito opções de Temas para desenvolver a Dissertação, como Paleoclimatologia; Meterologia Física; Sensoriamento Remoto; Modelagem numérica de microfísica de nuvens; Recursos Eólicos; Monitor de Combustão Industrial, e Modelagem Hidrológica.

A seleção constará de duas provas, escrita e de títulos. A escrita está marcada para o dia 11 de julho de 2011, no horário das 8h às 12h, no auditório do prédio do MCFA, no Campus do Itaperi. A Prova de títulos é comum a todos a todos candidatos, independente da escolha da linha de pesquisa e do tema em que o candidato se inscreveu.

Mais informações na página eletrônica www.uece.br/macfa ou pelo telefone 3101.9904

Veja aqui Chamada Pública de Seleção