Jovens do entorno do Itaperi serão capacitados com Projeto de Panificação pela UECE

25 de setembro de 2013 - 18:38

O Brasil, assim como a maioria dos países em desenvolvimento, tem investido em pesquisas e programas de fortificação de alimentos para combater doenças, como a anemia ferropriva, problemas cardiovasculares, câncer, dentre outras. Uma das melhores formas encontradas para se realizar uma ação efetiva é utilizar-se de alimentos comuns a dieta de grande parte da população e que são de fácil acesso, ou seja, baratos. Neste contexto destaca-se o pão, que é um alimento mundialmente consumido, de valor energético elevado e de constituintes nutricionais bastante significativos para a alimentação da população.

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), por intermédio da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), com apoio financeiro da Companhia Energética Do Ceará (COELCE) e execução do Curso de Nutrição / Núcleo Experimental em Ciência e Tecnologia de Alimentos Regionais – NECTAR / Laboratório de Processamento de Alimentos – LABPAL, vai dá inicio ao Projeto de Panificação.

A Pró-Reitora de Extensão da UECE, professora Lúcia Helena Fonseca Grangeiro, enfatiza que as inscrições serão abertas no período de 01 até o dia 15 de outubro, na sede da PROEX, que funciona no campus do Itaperi, no horário das 8h30 às 11h e das 14h às 16h30. São oferecidas 30 vagas, para formação de duas turmas, com 15 alunos cada. São necessários para a inscrição os seguintes documentos RG, CPF e comprovante de endereço.

O treinamento para profissionalização de jovens e adultos será dado através de tecnologia para utilização de produtos amiláceos regionais na fabricação de pães, acontecerá no NECTAR, que funciona no Campos do Itaperi, segundo informa o coordenador professor Antonio de Pádua Valença da Silva.

O objetivo principal do treinamento visa, portanto, repassar à população adolescente e adulta, ligada aos alunos do Centro Integrado de Educação e Saúde (CIES), localizado no Campus no Itaperi, informações técnicas sobre o comportamento tecnológico, nutricional e econômico do pão, processado com a adição dos referidos produtos regionais na suas formas naturais, visando à obtenção de um produto com boa qualidade, e, que possa trazer benefícios à saúde das pessoas.

Referido projeto envolverá atividades de extensão, na qual efetivamente formará recursos humanos na referida área e estará contribuindo para a formulação de política de desenvolvimento regional, promovendo o aproveitamento dos recursos naturais do Ceará em benefício da população.

Espera-se que os adolescentes oriundos dos treinamentos oferecidos com a utilização de equipamentos e materiais similares aos que encontrarão no mercado de trabalho, possam competir de forma mais produtiva e eficiente, aumentando as suas chances de crescimento e competitividade.

Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3101-9655 (PROEX) e 3101.9819 (NECTAR).