Investimentos prioritários da Uece são apresentados em reunião do Sistema Secitece

22 de janeiro de 2018 - 15:09

O vice-reitor em exercício da Reitoria da Uece, professor Hidelbrando Soares, e o pró-reitor de Planejamento, Fernando Antônio dos Santos, participaram de reunião de planejamento do Sistema Secitece, ocorrida no último dia 12 de janeiro, na Casa José de Alencar.

Durante o encontro, as vinculadas (Funcap, Nutec, Centec, Uece, UVA e Urca) apresentaram seus projetos estratégicos prioritários para 2018 com objetivo de fortalecer as atividades de produção de conhecimento no universo acadêmico.

alt

A Uece destacou o início do funcionamento do Restaurante Universitário da Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (Fafidam) e do refeitório para alunos da Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), no Campus Humberto Teixeira, além da conclusão de obras em andamento, construção, reforma e ampliação de espaços acadêmicos como metas que proporcionarão benefícios para toda a comunidade acadêmica da Instituição e também para a comunidade.

“Esses investimentos permitem a instalação de infraestrutura e serviços que repercutem na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão na Uece e em sua liderança entre as Instituições de Ensino Superior Estaduais do Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país”, destaca o vice-reitor.

Hidelbrando informou ainda que a partir dos meses de janeiro e fevereiro, a Universidade realizará seus eventos de planejamento: Balanço do ano de 2017 e planejamento das ações para 2018; elaboração do Plano de Gestão para o triênio 2018/2019/2020; e atualização do Plano de Desenvolvimento Institucional para o período 2016/20.

alt

Na ocasião, o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda, e o presidente da Funcap, Tarcísio Pequeno, anunciaram que o governo do Ceará vai destinar 1,01% da receita tributária líquida do Estado do Ceará para a Funcap, neste ano de 2018. O governador Camilo Santana assumiu o compromisso de chegar a 2% dessa receita, como manda a Constituição, gradativamente, em um período de 10 anos. O repasse desses recursos representará, no final de 2027, mais de 3 bilhões de reais para a ciência e tecnologia.

Segundo Inácio Arruda, “depois da criação da Funcap e da Secitece no inicio da década de 90, esta é a mais importante notícia para comunidade científica (…). Investimento de qualidade para acelerar nosso desenvolvimento”.

O presidente da Funcap anunciou a criação do programa Cientista/Chefe e a instalação de um laboratório de análise de dados, visando a avaliação dos impactos às políticas públicas.

Veja abaixo as prioridades apresentadas pela Uece:

1) Conclusão das Obras de Reforma dos Blocos de Salas de Aula/Baterias de Banheiros do Campus Itaperi

2) Conclusão da Obras de Reforma e Ampliação do Campus da Facedi/Itapipoca

3) Conclusão das Obras de Reforma e Ampliação do Campus 25 de Março/CESA/CDL

4) Conclusão das Obras de Reforma e Ampliação do Departamento de Informática/Campus Itaperi

5) Conclusão  das Obras do Núcleo de Pesquisa, Inovação em Saúde Coletiva (NUPEINSC)/Campus Itaperi

6) Conclusão da instalação de Infraestrutura de Energia Elétrica para o  Desenvolvimento da Pesquisa (ILPE) nos Campi do Itaperi, Fafidam e Feclesc

7) Conclusão das Obras do Núcleo de Educação Ambiental (NEA)/Campus Itaperi

8) Conclusão do projeto de acessibilidade do Campus de Fátima

9) Inciar o funcionamento do Restaurante Universitário da Fafidam/Limoeiro do Norte

10) Iniciar o funcionamento do Refeitório para alunos da Fecli, no Campus Humberto Teixeira em Iguatu

11) Iniciar o funcionamento do novo Biotério/ISCB/Campus Itaperi

12) Reforma com Ampliação do Refeitório do Campus de Fátima

13) Reforma com Ampliação da Biblioteca Raquel de Queiroz/Feclesc/Quixadá

14) Reforma do CVT/Faec/Crateús

15) Ampliação da Residência Universitária da Feclesc/Quixadá

16) Instalação de gradil de segurança para Hospital Veterinário/FAVET/Campus do Itaperi

17) Ampliar o Centro de Educação, Ciências e Tecnologias da Região dos Inhamus (CECITEC)/Tauá, com a construção de mais um bloco de salas de aula

18) Construção do Núcleo de Computação Científica e Aplicada (NC2A)/Campus Itaperi

19) Construção da Unidade de Pesquisa do Vale do Jaguaribe(UPVALE)/Fafidam/Limoeiro do Norte

20) 1ª fase de implantação do projeto de acessibilidade do Campus Itaperi

21) Construção do Restaurante Universitário da Feclesc/Quixadá

22) Construção da sede da Secretaria de Apoio as Tecnologias Educacionais (SATE/UAB)/Campus Itaperi

Com informações e imagens da Secitece