Interiorização da Uece – Doado terreno para construção do campus de Quixeramobim

22 de março de 2022 - 12:15

Novo curso de Medicina no município terá hospital universitário vinculado e formação em rede.

Na última sexta-feira, 18, o governador Camilo Santana e o reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, assinaram escritura pública do terreno doado à Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece) para construção do novo campus da Universidade Estadual do Ceará (Uece) em Quixeramobim. No terreno, que compreende uma área de 30 hectares, será instalada a Faculdade de Ciências da Saúde, onde funcionará, inicialmente, um novo curso de Medicina da Universidade.

Na ocasião, o governador sancionou lei que institui o Sistema Estadual de Integração e Cooperação Acadêmico-hospitalar (Sicah/CE). De acordo com a nova lei, o hospital em construção no campus Itaperi será hospital universitário vinculado à Funece, com a denominação de Hospital Universitário da Uece. De forma semelhante, o então Hospital Regional do Sertão Central passa a se chamar Hospital Universitário do Sertão Central, também vinculado à Funece. A assinatura da lei contou com a participação do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares.

A implantação do novo curso de Medicina em Quixeramobim faz parte da Política de Expansão e Interiorização do Ensino Superior do Estado do Ceará, que envolve 7 novos cursos e garante a presença da Uece em 3 novos municípios. Para o curso de Medicina, a vinculação do Hospital Universitário do Sertão Central é uma importante estratégia para garantir a qualidade na formação profissional em uma rede que será formada pelos cursos de Medicina de Fortaleza, de Quixeramobim e de Crateús.

O secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo, enfatizou a importância da conquista: “Nossa dedicação enquanto Secretaria de Estado materializa-se com a presença de uma universidade pública em Quixeramobim, que vai possibilitar aos filhos dos trabalhadores a oportunidade de cursarem uma graduação em Medicina e, mais adiante, transformarem essa região em um polo de referência na área da Saúde”.

Para o governador Camilo Santana, a medida tem grande impacto na economia da região, enfatizando que “esse é um dia muito especial para Quixeramobim. Eu não tenho dúvida o quanto a chegada de um curso de Medicina, de um campus universitário, muda uma cidade. Cresce a rotatividade de pessoas, melhora a economia, aumenta a hospedagem nas pousadas, nos hotéis, pessoas alugam uma casa, enfim, muda o perfil econômico do município, e a história mostra tudo isso”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, destaca a importância da interiorização, como uma medida de democratização e de inclusão da universidade pública gratuita e socialmente referenciada no interior. Para o gestor, “essa iniciativa é um grande passo para o fortalecimento da inclusão social por meio da educação superior pública. São mais pessoas com acesso à universidade pública e à educação de qualidade. Não são estritamente mais vagas de vestibular; é a concretização de novas oportunidades de formação universitária para a juventude interiorana. É o fortalecimento da cultura universitária, com os valores que lhe são caros, no interior do Ceará. O curso de Medicina em Quixeramobim funcionará em rede com mais 2 cursos de Medicina e com outros da área da saúde, já com a hospitais-escola e professores efetivos. É uma grande conquista para a nossa Universidade e para o Ceará”.

Também estiveram presentes no evento, a vice-governadora do estado do Ceará, Izolda Cela; o ex-secretário Inácio Arruda; o prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; o vice-prefeito do município, Edmilson Júnior, e outras autoridades.

Fotos: Ascom/Casa Civil