I Semana da Permacultura se encerra nesta sexta-feira com várias atividades

15 de junho de 2012 - 17:43 #

A I Semana da Permacultura da Universidade Estadual do Ceará (Uece), que tem como tema “Planejamento para a Sustentabilidade: educando para um mundo novo”, encerra-se às 16h desta sexta-feira (15/06), no Auditório Central do Campus do Itaperi, sem parecer que é o último dia do evento. Ainda hoje, oferece a seus quase 200 participantes uma série de atividades, como Vivências, Oficinas, Apresentação de resultados e confraternização. Para o coordenador da Semana, professor Oriel Herrera Bonilla, esse primeiro encontro deixa saldos valiosos para um método que vem sendo tão bem trabalhado na Uece. A I Semana da Permacultura é o resultado de quatro anos de dedicação, e conta com total apoio do Núcleo de Estudos e Práticas Permaculturais do Semiárido (NEPPSA), criado também há quatro anos.

Professor Oriel disse que esse é o primeiro de uma série de eventos. Trata-se de esforços de professores e alunos, de diferentes cursos de graduação da uece, como Ciências Biológicas, Geografia, Química, Contabilidade, Física, Ciências Sociais, bem como, membros da comunidade do entorno da universidade entre outros, que abraçaram os princípios éticos da Permacultura e que pertencem ao grupo de trabalho que fez acontecer a I Semana. Prof Oriel ressaltou a forte vinculação da Permacultura aos cuidados com o meio ambiente, tão discutido nos dias atuais, por causa da Convenção Mundial RIO + 20.

A solenidade de abertura da I Semana da Permacultura da Uece, na ultima segunda-feira (11/06), foi presidida pelo Vice-Reitor da Uece, Hidelbrando dos Santos Soares. Em seu discurso, falou dos desafios daqueles que realizam algo inovador, das barreiras que têm que ser vencidas para realizar empreendimentos pouco conhecidos, mas que tem grande significado para uma sociedade que clama por mudanças de atitude das pessoas, principalmente aquelas que têm a ver com o ambiente social rural e urbano, onde a Permacultura encontra espaço para realizar empreendimentos inovadores. Professor Hildebrando deu as boas vindas a todos em seu nome e do Reitor Jackson Coelho Sampaio, um dos incentivadores para a formação e criação do NEPPSA, dentro do Centro de Ciências da Saúde (CCS).

A Profa. Lucia Helena Fonsêca, que também abraçou a Permacultura, na qualidade de Pró-Reitora de Extensão, falou da realização do primeiro Curso de Especialização em Educação e Permacultura para a Sustentabilidade em Unidades de Conservação. É grande a demanda reprimida no mercado, onde profissionais das mais diversas áreas do conhecimento andam a procura de formação na tentativa de estabelecer mudanças na sociedade que visem uma melhor forma de vida, sem agredir o meio ambiente.

A Profa. Glaucia Posso, que apoiou o NEPPSA desde que assumiu a direção CCS, agradeceu o convite para participar do evento e anunciou a novidade sobre o Sitio EKOBÉ: cedeu aquele espaço físico para a construção do Centro de Saúde Pública. O Sitio EKOBÉ será construído num novo local, com recursos do Ministério da Saúde, sendo que toda a sua estrutura estará dentro dos padrões da Permacultura.

A I Semana da Permacultura da Uece foi aberta no último dia 11 de junho, no Auditório Central do Campus do Itaperi. Com o tema “Planejamento para a Sustentabilidade: educando para um mundo novo”, a solenidade contou com as presenças do Vice-Reitor Hidelbrando dos Santos Soares, da Pró-Reitora de Extensão, Lucia Helena Fonsêca Grangeiro, da Diretora do CCS, Glaucia Posso, do coordenador do evento e do NEPPSA, Oriel Herrera Bonilla, do coordenador do curso de Ciências Biológicas, Eliseu Marlônio Pereira de Lucena, da representante da Fundação CEPEMA, Aurinete Santos de Oliveira, estudantes, professores, profissionais autônomos, permacultores, educadores, agricultores, moradores do entorno da Uece, ambientalistas, servidores, entre outros convidados.

Com quase 200 participantes, a I Semana da Permacultura da Uece ofereceu várias atividades, como minicursos sobre: Alimentação Consciente; Aquoponia; Astronomia Agrícola; Educação Biocêntrica; e Energia Solar. Contou também com as oficinas: Noções de Manejo Florestal; Policultura no Semiárido; Minhocultura; Meliponicultura; Biodança; Fabricação de Detergente Ecológico; e Bolas de Fukuoka.

Fonte / Informação: (85) 3101-9920 ou 3101-9952
www.uece.br/laboeco