História do Curso de Administração da Universidade Estadual do Ceará – 1960 a 2010

1 de setembro de 2011 - 19:56 #

 

 

No cenário universitário cearense a Escola de Administração do Ceará – EAC, destaca-se pelo seu pioneirismo. Fundada pelo Instituto Cearense de Administração, em 15 de Junho de 1957, por iniciativa de um grupo de intelectuais expoentes da política, da cultura e da educação cearense da época, teve como modelo a Escola de Administração do Estado de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas. Dentre estes intelectuais destacam-se: Aluísio Cavalcante, Francisco de Assis Arruda Furtado, Mozart Soriano Aderaldo Farias, Antonio Filgueiras Lima, João Clímaco Bezerra, José Parsifal Barroso, Liberato Moacir de Aguiar, Paulo Bonavides, Plácido Aderaldo Castelo, Raimundo Girão Barroso, Vicente Ferrer Augusto Lima.

Embora criada em 1957, sob a égide privada, iniciou suas atividades somente em 1961, com a primeira turma do Curso de Administração Pública, com a finalidade precípua de formar administradores públicos, de modo a adequar o Governo Estadual às novas funções de indutor do desenvolvimento econômico social. Com a ampliação do Parque Industrial do Ceará, a EAC sentiu a necessidade de formar também administradores de empresas para atender as demandas do novo mercado e criou o Curso de Administração de Empresas, que foi implantado em 1964.

Em decorrência da expansão e renovação do seu quadro acadêmico, bem como da performance do seu corpo docente, o Curso de Administração, na década de 1960, chegou a ser classificado como o terceiro melhor curso da área no Brasil.

A EAC foi incorporada a Universidade Estadual do Ceará – UECE em 1975, passando a denominar-se Curso de Administração, unidade integrante do Centro de Estudos Sociais Aplicados – CESA.

Em 1983, com o intuito de fortalecer as linhas de conhecimento na área de administração, foi criado o Curso de Pós-Graduação em Administração Lato Sensu, com especialização em Gerencia Geral. A partir de então os cursos de pós-graduação foram diversificados abrangendo vários campos da administração.

Em 1991 a UECE implantou o Curso de Mestrado Acadêmico em Administração, com ênfase na pequena e média empresa.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de expansão do ensino superior, a UECE em 2007, em convênio com a Universidade Corporativa do Banco do Brasil, seu primeiro curso de Administração à distância e em 2010 criou o Curso de Bacharelado em Administração Pública à Distância, integrado a Universidade Aberta do Brasil – UAB, do MEC.

Ao longo destes 50 anos pode-se avaliar os resultados decorrentes daquela idéia germinada por notáveis intelectuais da época no ensino da Administração e seu impacto no desenvolvimento político, econômico, educacional e social do Estado do Ceará, dado que, nestes cursos foram formados administradores que ocuparam e ocupam cargos de destaque no cenário público e empresarial, tanto no Estado do Ceará como em outras regiões do Brasil.

A história do Curso de Administração, construída pelas ações dos seus fundadores e dirigentes, com o apoio do Poder Público Estadual, completa agora meio século de existência, cabendo homenagear aqueles atores que contribuíram e contribuem de modo significativo na capacitação de profissionais competentes, de formação humanística e visão que os possibilitem a compreender o meio social, a internalização de valores, de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

 

Veja na íntegra, a Programação Completa do “Encontro Comemorativo dos 50 anos do Curso de Administração”.