Funece realiza pré-matrícula para cursos do Pronatec/Saúde

17 de outubro de 2016 - 19:34

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), no âmbito da Fundação Universidade Estadual do Ceará (Funece), realiza pré-matrículas para os cursos de Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Auxiliar de Saúde Bucal, Cuidador de Idoso, Higienista de Serviços de Saúde e Recepcionista em Serviços de Saúde.

Até o dia 25 de outubro o público alvo será os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS). O período seguinte, de 25 a 28 de outubro, será para matrícula online, voltada para os demais interessados.

Para realizar pré-matrícula nos cursos do Pronatec/Saúde o candidato deverá se dirigir ao Espaço Cultural Paulo Freire, no Campus Itaperi, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, munido de original e cópia de NIS/PIS, CPF, RG, declaração de vínculo com o SUS e comprovantes de escolaridade e de endereço.

Conheça os cursos:

Agente Comunitário de Saúde – 400h

Perfil Profissional: Promove a saúde e a prevenção de agravos. Desenvolve atividades junto às famílias e à comunidade. Mobiliza as famílias para a vida organizativa, para a resolução de problemas identificados, para a conquista da saúde e para a autonomia dos sujeitos sociais. Colabora na identificação do perfil epidemiológico da área adstrita. Mobiliza estratégias de promoção da saúde. Medeia a formação de vínculo entre a comunidade e as equipes de saúde e outras esferas da organização da vida social.

Agente de Combate às Endemias – 240h

Perfil Profissional: Realiza a vigilância, a prevenção, o controle de doenças e a promoção da saúde, em conformidade com as diretrizes do SUS e sob a supervisão do órgão gestor. Zela pela manutenção da saúde coletiva.

Auxiliar de Saúde Bucal – 300h

Perfil Profissional: Participa de programas de prevenção das doenças bucais. Auxilia em intervenções clínicas odontológicas, na organização do consultório e da agenda de pacientes, no controle de estoques e na manutenção dos instrumentais e equipamentos odontológicos.

Cuidador de Idoso – 160h

Perfil Profissional: Contribui para a autonomia e melhoria de qualidade de vida do idoso. Zela pela integridade física do idoso. Cuida da higiene, do conforto e da alimentação do idoso. Observa possíveis alterações no estado geral do idoso.

Higienista de Serviços de Saúde – 240h

Perfil Profissional: Realiza a limpeza e desinfecção dos ambientes de saúde. Evita a disseminação de infecções. Aplica as normas de biossegurança ao manuseio de produtos químicos e materiais biológicos. Realiza limpeza terminal e concorrente. Considera a classificação de áreas nos ambientes de saúde.
Escolaridade Mínima: Ensino Fundamental I (1º a 5º) Completo

Recepcionista em Serviços de Saúde – 240h

Perfil Profissional: Recepciona e atende clientes, pacientes, usuários e visitantes. Organiza e opera sistemas de documentação de convênios. Facilita o acesso às consultas, exames, admissão e alta hospitalar.
Idade: 16 anos

Saiba mais

Estão sendo realizadas também, por seus respectivos demandantes, pré-matrículas para os cursos do Pronatec na área da educação e do campo.

A pré-matrícula para o curso de Inglês Básico área da educação -, demandado pelo Ministério da Educação (MEC), é realizada pela Secretaria de Educação do Ceará (Seduc).

Para os cursos da área do campo, cujo demandante é o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o processo é feito diretamente nos municípios pelo próprio Ministério. Os cursos ofertados são: Fruticultor, Avicultor, Caprinocultor, Ovinocultor, Suinocultor, Agricultor Orgânico e Agricultor Familiar.

Mais informações: 3101-9657 ou http://portal.mec.gov.br/pronatec