Feira do Conhecimento tem início nesta quarta-feira (24/11) com participação da Uece

23 de novembro de 2021 - 15:45 # #

A solenidade está marcada para 10 horas, seguida do Seminário Paulo Freire, em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira

Com as participações do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Inácio Arruda; do reitor da Universidade Estadual do Ceará (Uece) e demais universidades estaduais (Urca e UVA); e dos dirigentes da Funcap, Nutec e Instituto Centec, será aberta oficialmente, nesta quarta-feira (24/11), a 5ª edição da Feira do Conhecimento Digital. Pelo segundo ano consecutivo, o evento acontecerá 100% online e estará integrada às Semanas Universitárias Estaduais.

A solenidade está marcada para 10 horas, seguida do Seminário Paulo Freire, em homenagem ao centenário do patrono da educação brasileira. Durante todo o dia 24/11, especialistas abordarão o legado do educador por meio de temas como “Educação e Ciência como prática de liberdade” e “A Pedagogia do oprimido e da esperança”. No mesmo dia, a FdC Digital trará Débora Garofalo, primeira mulher brasileira e primeira sul-americana a ser finalista no Global Teacher Prize, considerado o Nobel da educação, para falar sobre “Educação Disruptiva”, às 19h.

Estandes

Os visitantes da FdC Digital terão a oportunidade de percorrer cerca de 70 estandes de várias empresas e instituições que ocuparão um Pavilhão de Exposições em formato 3D, que simula o Centro de Eventos do Ceará. A participação de multinacionais, tais como Microsoft e Ambev são destaque desta edição. Estarão presentes também as principais instituições de ensino superior cearenses –Uece, UVA, Urca, UFC, Unifor, IFCE, dentre outras – além de projetos educacionais como os Museus do Caju, de História Natural do Ceará e Bojogá (de games).

Vão participar representantes de startups, tais como EduqHub e Startup Experience Brasil. Os visitantes poderão explorar, pesquisar e conhecer sobre o Planetário Rubens Azevedo (Dragão do Mar), Seara da Ciência (UFC), SuperGeeks (Escola de Robótica), entre outros. Haverá, ainda, o lançamento dos anais do projeto da Secitece “Ceará Faz Ciência” e da revista em quadrinhos especial do evento, com o tema “A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta”.

Palestrantes

Ao todo, serão quase 60 palestrantes divididos entre os dias 24, 25 e 26 de novembro. As atividades com nomes consagrados do universo do empreendedorismo, da educação e da ciência e tecnologia somam mais de 40 horas de conteúdo gratuito, em formato virtual e ao vivo.

Entre as atrações da FdC deste ano estarão Roberto Nogueira, CEO da Brisanet, empresa de Pereiro/CE que arrematou, por R$ 1,2 bilhão, o leilão 5G para o Nordeste; e Darlan Cândido, cearense integrante do grupo de cientistas que sequenciou, em 48h, o genoma do Coronavírus.

Estarão presentes ainda Rafael Lozano, country manager Brazil da Ellalink, empresa responsável pelos cabos submarinos que ligam Brasil a diversos continentes a partir de Fortaleza; o pesquisador Volnei Garrafa, coordenador da Cátedra Unesco de Bioética da UnB; e Thoroh de Souza, professor da Mackenzie especialista em Grafeno, considerado o “material do futuro” e que permite diversas revoluções tecnológicas.

As cientistas-mirins cearenses Nicole Oliveira e Larissa Paiva, destaques no programa federal “Caça-Asteroides”, também farão parte das atrações da Feira do Conhecimento, para falar sobre os desafios de colocar em prática os estudos em Astronomia.

Como participar da FdC Digital

Para participar da programação, que é inteiramente gratuita, os interessados deverão se inscrever no site https://www.feiradoconhecimento.com.br. A FdC Digital é realizada pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), com patrocínio da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), e os visitantes poderão conferir toda a programação, acessar os estandes por assuntos de interesse, além de assistir às palestras. Os participantes terão direito à certificado.

Serviço:

Feira do Conhecimento Digital 2021 (FdC)
Dias 24, 25 e 26 de novembro de 2021
Evento 100% virtual e gratuito
Inscrições e programação completa em www.feiradoconhecimento.com.br
Realização: Governo do Ceará/Secitece