FECLI/UECE e demais IES públicas da região Centro-sul discutem criação de mestrado

2 de junho de 2021 - 14:20 # # #

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (FECLI/UECE), a Unidade Descentralizada de Iguatu da Universidade Regional do Cariri (UDI/URCA) e os campi do Instituto Federal do Ceará (IFCE) de Iguatu, Cedro e Acopiara estiveram reunidos no último dia 31 de maio, para discutir e planejar a criação de uma pós-graduação stricto sensu, ou seja, a criação de um curso de mestrado na região.

Foi destacado na reunião que a região Centro-sul tem se tornado, nas últimas décadas, um importante polo acadêmico universitário, contudo carece de oportunidades de formação nesse nível de ensino (pós-graduação), o que obriga a todos(as) os(as) egressos(as) dessas instituições que queiram se qualificar a sair de suas cidades, o que para muitos(as) é um enorme obstáculo, chegando até a inviabilizar sua realização.

Importante ressaltar que as cinco instituições, muito embora tenham suas peculiaridades e potencialidades específicas, apresentam um grande ponto de convergência que é o fato de em todas existirem cursos de graduação nas diversas áreas de licenciatura (Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia, Artes Visuais, Computação, Física, Química, Geografia, Educação Física e Matemática). Deste modo, a proposta do curso de mestrado deverá ser em uma área que possa acolher os(as) egressos(as) das diferentes áreas, ampliando ao máximo o público-alvo da proposta.

No próximo dia 14 de junho de 2021, será segundo encontro. Cada instituição apresentará para as demais as suas potencialidades, o corpo docente com suas respectivas produções acadêmicas, seus grupos de pesquisa, para que se defina com maior clareza o foco principal do mestrado, bem como, as áreas de concentração e as linhas de pesquisa.

O professor Fernando Roberto Ferreira Silva, diretor da FECLI, espera que a proposta de mestrado esteja pronta em alguns meses, “e que possa atender aos egressos de todas as instituições que estão se unindo para construir essa proposta. Todas as instituições participantes dessa iniciativa já se consolidaram a nível de graduação, então precisamos dar esse passo a nível de pós-graduação e oportunizar tantos egressos que essas instituições já possuem, dando essa oportunidade a nível de pós-graduação sem que eles precisem sair da região” comenta.