FECLESC confere grau à 68 concludentes

20 de dezembro de 2019 - 09:24 # # #

A Faculdade de Educação, Ciências e Letras do Sertão Central (FECLESC) realizou na última sexta-feira (13/12), às 18h, a solenidade de colação de grau para 68 concludentes dos cursos de Ciências Biológicas, Física, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Química.

A cerimônia foi presidida pelo Vice-Reitor Professor Hidelbrando dos Santos Soares e o cortejo universitário contou também com a presença do Pró-reitor de Políticas Estudantis, Professor Emerson Mariano da Silva; do Diretor da FECLESC, Professor Luiz Oswaldo Santiago Moreira de Souza; do Vice-Diretor da FECLESC, Professor Makarius Oliveira Tahim; do Vice-Diretor da Faculdade de Veterinária (FAVET), Professor Dárcio Ítalo Alves Teixeira; da Vice-Coordenadora do Curso de Ciências Biológicas, Professora Vaneicia do Santos Gomes; do Vice-Coordenador do Curso de História, Professor Vilarin Barbosa Barros; do Representante do Curso de Química, Professor Salim Hissa Neto; do Representante do Curso de Letras, Professor Francisco Carlos Carvalho da Silva; do Vice-Coordenador do Curso de Física, Professor Gilberto Dantas Saraiva; do Vice-Coordenador do Curso de Matemática, Professor Jobson de Queiroz Oliveira; do Representante do Curso de Pedagogia, Professor Francisco Edisom Eugenio de Sousa e do Orador Docente, Professor Altemar da Costa Muniz.

Após o Mestre de Cerimônia, Professor Tácito Thadeu Leite Rolim, ler um breve histórico da UECE e da FECLESC, o Diretor da FECLESC foi convidado a falar e passou a presidência da solenidade ao Vice-Reitor da UECE. O professor Hidelbrando dos Santos Soares declarou aberta a solenidade e concedeu a palavra à Representante do Corpo Discente, Samira Lopes de Almeida.
A representante discente enfatizou os benefícios que as políticas de inclusão da UECE proporcionaram aos estudantes: “O estabelecimento de políticas públicas permitiu que tivéssemos acesso ao ingresso da universidade pública e pudéssemos contar com diversos benefícios que asseguraram nossa permanência, como as bolsas de auxílio estudantil (Programa de Bolsas de

Estudos e Permanência Universitária-PBEPU, Programa de Bolsas de Iniciação à Docência-PIBID, Programa de Monitoria Acadêmica-PROMAC, Programa de Extensão e Iniciação artística-PROEX e Iniciação Científica-IC) e Residência Universitária, as quais muitos alunos foram beneficiados. Essas bolsas significaram não somente a importância financeira, mas nosso crescimento dentro da universidade e dos planos de uma pós-graduação. E por falar em pós-graduação, nossa querida faculdade, situada no sertão central cearense, além de ser um grande polo de formação de professores, também conta com cursos de pós-graduação lato e strictu senso. Cabe ainda ressaltar, que essa instituição conta com professores que são ex alunos da FECLESC, que retornaram como docentes e nos inspiram a também um dia, quem sabe, sermos nós ex-alunos que retornarão como professores para essa querida casa.”

Após o discurso de Samira foi a vez do orador docente ter a palavra, o professor Altemar enalteceu a escolha dos estudantes do nome de Luís Inácio Lula da Silva como nome da turma “Acredito que este 13 de dezembro de 2019 também ficará na história de nossa FECLESC, pois neste dia, os filhos de agricultores, professores, servidores públicos, comerciários e micro empresários, que agora colam grau, escolheram Luiz Inácio Lula da Silva como o nome da turma. Isso demonstra a maturidade de suas visões sociais muito bem representada na frase de Paulo Freire: “Quando a Educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser o opressor”. Vocês podiam ter dado o nome da turma a qualquer político, empresário, professor. Entretanto, escolheram homenagear um homem que como vocês nasceu no sertão, de família pobre, que para não morrer de fome foi para São Paulo, morou em casas que inundavam nas chuvas, que fez um curso técnico de metalúrgico, que perdeu um dedo numa prensa de fábrica, que perdeu uma esposa no parto de seu primeiro filho, que entrou na vida sindical pra não morrer de desespero, que comandou as mobilizações trabalhistas que ajudaram a acabar com a Ditadura Militar, que fundou um partido para que trabalhadores fossem os verdadeiros lideres, que no governo, para além dos extraordinários sucessos econômicos, democratizou o acesso do ensino superior para as camadas populares e tirou o Brasil do mapa da fome da ONU. Algo que poderia ter sido o destino de alguns de vocês. Morrer de fome era algo considerado normal pelas elites de nosso país, como nos mostram as histórias das secas ou o poema de Patativa do Assaré, A morte de Nanã, sua filha de seis anos, que morreu em seus braços na seca de 1932.”

Após a entrega da Ata ao Vice-Reitor, a concludente Antonia Mayara do Nascimento Souza realizou a leitura do juramento oficial e o Vice-Reitor entregou os diplomas aos graduandos.

Encerrando a cerimônia, o Vice-Reitor professor Hidelbrando, falou aos formandos “Professoras e professores não podem sucumbir aos discursos e práticas que divide, exclui e marginaliza. Discursos e práticas autoritárias, homofóbicas, machistas e violentas. Professoras e professores precisam acreditar que as soluções para o nosso país e mundo vêm de baixo, do povo, e em particular, daqueles excluídos das benesses da modernização excludente. Professoras e professores formados pela Universidade Pública têm compromisso e obrigação com a gestação de uma nova consciência humanista, aquela prevista na declaração universal dos direitos humanos, promulgada há 71 anos e que dizia que os direitos humanos são para todos os humanos, indistintamente.” E finalizou “Sejam agentes de transformação social e cultural. Quixadá, Ceará, Brasil e o mundo precisam de vocês.”