FAVET comemora 47 anos com missa em Ação de Graças e Aula Inaugural

29 de abril de 2010 - 15:10 #

Uma missa em Ação de Graças abriu, na manhã desta quarta-feira (28/04), as comemorações dos 47 anos de criação da Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Com a presença do Reitor Assis Araripe, Pró-Reitores, Chefe de Gabinete, coordenadora e vice-coordenadora do curso de Medicina Veterinária, professores, alunos, servidores e convidados, a solenidade ecumênica aconteceu no Auditório Paulo Petrola.

Celebrada pelo padre Luiz Gonzaga, a missa, em todo seu ritual, contou com a participação de professores, alunos e servidores da FAVET. A professora Diana Célia Pinheiro fez a leitura da missa, tirada do I Livro dos Reis, que conta que Deus apareceu em sonhos a Salomão e perguntou-lhe: “O que queres que te dê?” Salomão fez uma sábia escolha: não pediu riquezas nem famas, mas sabedoria. E Deus concedeu a Salomão sabedoria. Essa leitura e o Evangelho de João deram as coordenadas para o sermão do padre Luiz Gonzaga, que falou de conhecimento, de sabedoria e do respeito que o profissional veterinário tem pelos animais e que esse é um caminho de convivência pacífica entre todos que habitam na terra.

A oração da assembléia foi de responsabilidade das servidoras da FAVET, Adriana Sales Albuquerque e Maria José Fonseca Dias Pinto. O grupo musical “Sol Maior”, integrado por adolescentes da comunidade de São Vicente, fez os cânticos da missa. Em seguida, foi a vez dos parabéns pelos 47 anos da FAVET e o prof. Silvio Cardoso, primeiro coordenador do curso de Medicina Veterinária, apagou as velinhas do bolo da aniversariante.

À tarde, a partir das 14h, no Auditório Paulo Petrola, no Campus do Itaperi, aconteceu a Aula Inaugural do curso de Medicina Veterinária. Na ocasião, a professora Adriana Queiroz falou sobre os Deveres e Obrigações dos Alunos e apresentou o Regimento do curso. Em seguida, os estudantes do nono semestre do curso de Medicina Veterinária fizeram uma explanação sobre as suas experiências vividas ao longo dessa vivência acadêmica. Da Aula inaugural, além dos calouros, participaram alunos de todos os semestres da FAVET