FAVET acerta parceria com a Universidade de Illinois

28 de junho de 2010 - 12:25 #

 

O pesquisador brasileiro Eduardo Leite Gastal, hoje, professor da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, esteve em Fortaleza para uma visita a Faculdade de Veterinária (FAVET) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), onde acertou detalhes de dois convênios que serão celebrados entre as duas Universidades: Doutorado Sanduíche; e intercâmbio para estudantes e professores pesquisadores na área de caprinos e bovinos, de ambas as Instituições.

Os resultados são dois importantes projetos: a criação de um grupo de pesquisas, cujos estudos serão desenvolvidos no Laboratório de Manipulação de Oócitos e Folículos Pré-antrais (Lamofopa); e a implantação de um Doutorado Sanduíche (Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior – PDEE). A parceira vai beneficiar professores e estudantes da FAVET, bem como da Universidade de Illinois.

Segundo o coordenador do Lamofopa, Ricardo Figueiredo, esse laboratório, que funciona no Campus do Itaperi, foi ampliado de 70 metros quadrados para 400 metros quadrados, em agosto do ano passado. A iniciativa foi determinante para o avanço dos estudos de diferentes pesquisas, como as que constam nessa nova parceria acertada entre a FAVET e a Universidade de Illinois.

A nova parceria vai possibilitar a capacitação de futuros e atuais profissionais que irão atuar na investigação científica, no desenvolvimento tecnológico e no ensino superior, suprindo as instituições geradoras de ciência e produtoras de tecnologia com profissionais altamente qualificados.

 

Contato: Prof. Ricardo Figueiredo, pelo telefone 3101-9852