Exemplo de dedicação à vida acadêmica

2 de outubro de 2014 - 17:35

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, o professor Rui Carlos Barros da Silva é considerado por seus pares como um exemplo de dedicação à vida acadêmica. “Mesmo doente, fazendo hemodiálise, ele continuou dando aula, fazendo suas pesquisas e ao lado de seus bolsistas”, disse a professora Antônia Fádia Valentim de Amorim, também professora do curso de Química.

alt

Com Mestrado em Engenharia Metalúrgica pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Doutorado em Físico-Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), o professor Rui, segundo sua outra colega de curso, professora Sônia Costa Siqueira, chegava cedo na Universidade e saía tarde. “Ele estava envolvido em todas as áreas de pesquisa. É uma perda muito grande para a UECE em geral e em particular para o Curso de Química”.

“A UECE perdeu hoje um dos seus grandes mestres! Que notícia triste! Nem acredito! Que o Senhor receba o Professor Rui em seus braços e que dê conforto aos familiares e amigos desse ser humano íntegro e um excelente profissional. Já estou com muitas saudades! Vá em paz professor Rui!”, lamentou a aluna Thays Nogueira, na página da Universidade no Facebook.

O professor era coordenador do Laboratório de Eletroquímica e Corrosão Microbiana (LECOM) e também do Laboratório de Células Fotovoltaícas. Além disso, estava envolvido em diversos projetos de pesquisa e de extensão urbana relacionados ao Bioma Caatinga e era ainda professor efetivo permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Físicas Aplicadas (Energias Alternativas).

De acordo com a professora Sônia, ele poderia ter se aposentado por problema de saúde ou mesmo estar de licença. “Mas ele não queria nem licença porque adorava o que fazia. Ele chegou a passar mal em sala de aula”.

A professora Fádia diz que o professor Rui estava revisando muitos trabalhos de seus bolsistas para participaram do concurso de monografia da Semana Universitária. “Ele sempre incentivava seus alunos para participar da Semana Universitária e os trabalhos dos seus alunos eram sempre agraciados”.

Integrante do corpo docente da Faculdade de Veterinária, a professora Déa de Lima Vidal era uma grande amiga do professor Rui. Ela escreveu um texto em sua homenagem, que segue abaixo:

Carta a um grande amigo.

Meu querido e amado amigo Rui, tão caro, tão admirado.

Tua vida tão brilhante foi curta demais. Porém nós sabemos que Deus sabe o que faz, pois nos permitiu desfrutar da tua companhia e carinho fraternais. Tua força, teu compromisso na Universidade, teu amor pelo conhecimento puro, tua careza nas análises do Laboratório de Corrosão, o nosso LECOM. Teu entusiasmo dentro da Universidade, na Química, tua dedicação aos teus bolsistas, tua seriedade na pesquisa.

Rui, estou vestindo o jaleco acadêmico que você me presenteou. Como vamos seguir sem a sua risada franca, sem a tua perseverança, querido Rui? Mas Deus sabe o que faz. Deduzo que Deus estava precisando de um bom engenheiro químico para montar outro LECOM em outro mundo.

E nossa amizade, querido Rui, sempre estará intacta, pois o que construimos aqui na terra, trabalhando no Ceará, vindos do Sudeste, viajando pelo sertão semi-árido e estudando seus mistérios, cruzando o grande Atlântico e nos aventurando nas terras dos leões africanos. Tudo isso foi maravihoso e eu te agradeço do mais fundo do meu coração pelo grande privilégio de haver recebido tua amizade.

E te digo, meu queriodo amigo, que voltaremos a nos encontrar e percorremos juntos outras Terras, outros mares, outras Áfricas, até atingirmos a perfeição.

Nota de pesar pelo falecimento do professor Rui Carlos Barros da Silva