Evento do Cecitec/Uece fecha ciclo de Colações de Grau do semestre 2019.2

18 de dezembro de 2020 - 19:51

Na tarde desta sexta-feira (18/12), a Universidade Estadual do Ceará (Uece) encerrou mais um ciclo com a cerimônia de Colação de Grau do Centro de Educação, Ciências e Tecnologia da Região dos Inhamuns (Cecitec), última do semestre 2019.2.

Presidido pela reitora Josete Sales, o evento foi realizado pela internet, com transmissão ao vivo pelo Facebook institucional. Colaram grau 13 estudantes dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Química.

Para o representante docente, professor do curso de Ciências Biológicas, Daniel Azevedo, os formandos estão “preparados para transformar o mundo segundo aquilo que acreditam”. Em seu discurso, orientou – “Sejam líderes, líderes com empatia pelo próximo, líderes que usam seu cargo para ajudar outros a se erguer. Não sejam o tipo de líder que tripudia de mortes, que é militante contra a Ciência. Defendam a Ciência! O diploma de vocês é oriundo da Ciência”, ressaltou.

A representante discente, concludente do curso de Química, Talita Cavalcante, relembrou momentos e agradeceu, emocionada, a todos os professores, alguns em especial. “Gostaria de agradecer ao trio de professores que estive presente durante a maior parte desta caminhada: professora Dra. Célia Melo, que é ciente da nossa admiração e carinho pela grande profissional que é; se tornou uma segunda mãe, sempre exigindo o nosso melhor e abrindo caminhos de oportunidades. Ao professor Dr. Franciglauber, que se faz presente desde a Química Geral II, que ofertava e ministrava disciplinas optativas para continuar conosco em cada semestre, que sempre mantinha a mente calma, a espinha ereta e o coração tranquilo. Feliz daquele que teve a oportunidade de ser seu aluno. E ao professor Me. André Aguiar, o tão temido André! Meu professor orientador, a quem tenho um carinho especial.

Após os discursos, é chegado o momento mais aguardado da cerimônia. Os concludentes realizaram o juramento oficial e receberam da reitora o grau a eles inerente.

O diretor do Cecitec/Uece, professor Isaías Batista, parabenizou e agradeceu aos professores, aos concludentes e a todos os envolvidos no percurso, especialmente aos familiares dos formandos. “A gente sabe que quando um aluno cola grau, sobretudo no interior do Estado, cola grau também toda a família. É uma história de sacrifícios construída por esses meninos e meninas que agora são educadores, profissionais de nível superior e, portanto, aptos à docência. Estamos entregando à Tauá e à Região dos Inhamuns, profissionais qualificados e competentes”.

A reitora da Uece, professora Josete Sales, destacou a importância do papel assumido pelos novos profissionais. “Nunca é demais dizer para vocês, recém professores e professoras, que a docência tem múltiplas facetas. (…) Ela é uma atividade de ensino, é pesquisa, é gestão, mas é militância política também. Precisamos primar pela defesa constante, permanente, intransigente, da educação pública, como um direito a ser assegurado para todos e todas. Não esqueçamos que concluímos agora a nossa formação superior por que um dia nos foi assegurada a universidade como um direito. (…) Exerçamos nossa docência com dignidade, com honra, com responsabilidade e alegria”, finalizou a gestora.

Ao todo, a Uece formou no semestre 2019.2, 701 concludentes dos cursos de graduação presenciais, além de 25 dos cursos na modalidade a distância e nove do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor).

Clique aqui para assistir à cerimônia no Facebook.