Estudantes do Curso de Física apresentam trabalhos em encontro regional

29 de novembro de 2022 - 13:48 # # #

Oito estudantes do curso de graduação em Física do Centro de Ciências e Tecnologia da Uece participaram do XXXVI Encontro de Física do Norte e Nordeste (EFNNE), tradicional evento científico no país, promovido pela Sociedade Brasileira de Física. Neste ano, o evento ocorreu entre 23 e 25 de novembro de 2022, no Hotel Praia Centro, em Fortaleza-CE.

Os estudantes Alcides Lucas Norjosa Cordeiro, Tammyres Rocha Magalhães, Thácyla Oliveira Souza, Lívia Ancelmo Da Silva, Yarlei Dos Santos Barbosa, João Kayan De Matos Silva, Ana Lais Lima Da Silva e Wendel Holanda Correia são vinculados a projetos de extensão e grupos de estudo ligados ao Laboratório de Estudos e Pesquisas em Astronomia (LEPA), que funciona no observatório astronômico Otto de Alencar da Uece e apresentaram os trabalhos “The discovery of exoplanets with doppler spectroscopy”, “The james webb and the hubble telescopes: a comparative analysis”, “Analysis of star groups in the hertzsprung-russell diagram”, “Transient lunar phenomena”, “An analysis of the artemis project: some preliminary considerations”, “Rayleigh scattering and the color of the sky” na sessão de pôsteres na última sexta-feira, dia 25 de novembro, sob orientação dos professores Antônio Carlos Santana dos Santos e Ícaro Jael Mendonça Moura.

Segundo os alunos, a participação no evento foi uma importante oportunidade de ampliar os horizontes das áreas de pesquisa que podem seguir no decorrer das suas vidas acadêmicas que se iniciam. O encontro com outros estudantes e pesquisadores das suas áreas de interesse também facilita a criação de contatos pessoais e profissionais que podem desencadear parcerias e futuros trabalhos.

A participação dos alunos no evento contou com o apoio financeiro e logístico das pró-reitorias de Extensão (PROEX), de Políticas Estudantis (PRAE), e de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPGPq).