Estudantes da Uece participam do Projeto Visita Cidadã Guiada, do TCE

10 de junho de 2021 - 10:49

Os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Estadual do Ceará (Uece) participaram, na última terça-feira (8), do Projeto Visita Cidadã Guiada, iniciativa do Tribunal de Contas do Estado Ceará, por meio do Instituto Plácido Castelo (IPC). Cerca de 70 alunos do 3º ao 5º semestre, das disciplinas de Finanças e de Contabilidade Pública, estiveram presentes na edição do Projeto que aconteceu, pela primeira vez, em formato virtual.

Com os estudantes, estiveram também no evento o diretor do Centro de Estudos Sociais Aplicados da Uece, professor José Joaquim Neto Cisne, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Paolo Giuseppe, e o professor Samuel Leite Castelo.

O Projeto proporcionou aos estudantes da Uece a oportunidade de conhecerem as ações do TCE de forma dinâmica e instrutiva. Durante a visita online, foi, ainda, contextualizado o papel inovador da Corte como órgão público que desenvolve tecnologias e procedimentos para atender à sociedade de forma ainda mais eficaz.

Para o professor da Uece, Samuel Castelo, “o programa do TCE-Ce e IPC oportuniza aos universitários conhecer o funcionamento do Tribunal de Contas do Estado, além de proporcioná-los a chance de vivenciarem, na prática, os conteúdos estudados em seu ambiente escolar. Assim, as visitas técnicas que a Coordenação do curso de Ciências Contábeis da Uece promove, tem como finalidade complementar a formação técnica e teórica praticada ao longo da graduação”.

Projeto Visita Cidadã Guiada

O Projeto Visita Cidadã Guiada foi idealizado em 2012 pelo diretor-presidente do IPC, o conselheiro Alexandre Figueiredo, e visa receber alunos de diferentes graduações de universidades públicas e particulares, além de estudantes do Ensino Médio de todo o Ceará. No atual momento, as atividades presenciais estão suspensas por conta da pandemia.

Quando de forma presencial, os convidados são apresentados aos trabalhos desenvolvidos no Tribunal, no auditório do IPC, localizado em Fortaleza, e depois são levados ao Plenário da Corte onde podem visualizar, na prática, como são concluídos os trabalhos nos julgamentos e apreciações de processos. “Em razão da pandemia, a gente virtualizou diversas ações do TCE, entre elas, estaremos com a Visita Cidadã”, explica o coordenador geral e palestrante no evento, Juraci Muniz.

Mesmo em formato virtual, os estudantes podem ter esse contato próximo com os serviços desenvolvidos na Corte, corroborando com a difusão de conhecimento e tecnologias de inovação. “O Tribunal contribui por meio desse processo inovador de trazer para perto esse público tão seleto. A Escola de Contas do Tribunal, que já realiza cursos, eventos e seminários, evolui também nesse trabalho de aproximação”, conclui Muniz.

Com informações do TCE CE