Estudantes da Uece criam projetos para solucionar problemas socioambientais na instituição

31 de outubro de 2019 - 14:43 # # #

A Universidade Estadual do Ceará lançou, como parte da programação da XXIV Semana Universitária, o seu I Concurso Uece Sustentável, que teve como objetivo selecionar e premiar projetos viáveis e inovadores para soluções de problemas socioambientais das unidades da Uece, além de estimular ideias sustentáveis sem custo ou de baixo custo, com potencial aplicabilidade no cotidiano da instituição.

Nessa primeira edição, foram inscritos 16 projetos. De acordo com a coordenadora do Concurso, professora Valdevane Araújo, o I Concurso Uece Sustentável contemplou todos os campi da universidade, norteado pelo tema central da Semana Universitária, “Sustentabilidade Ambiental: conexão entre ser humano e natureza”.

“O concurso teve uma repercussão importante entre alunos e professores, gerando efetiva participação e envolvimento de todos. A ideia, no futuro, é de que possamos resolver problemas pontuais nos campi por meio de sugestões simples e sem grandes custos, garantindo soluções sustentáveis e respeito à natureza”, destacou Valdevane Araújo.

As ideias dos projetos selecionados foram voltadas para reutilização de materiais e/ou reciclagem de lixo; criação de horta através de compostagem dos próprios resíduos do Restaurante Universitário; mapeamento e preservação de espaços comuns nos campi; e manutenção e ambientação de animais para doação após castração.

Durante a Semana Universitária, os projetos selecionados ficaram expostos para votação. As equipes vencedoras foram anunciadas e premiadas em seus respectivos campi. Foram premiados três grupos no campus Itaperi, em Fortaleza, e um grupo na Faculdade de Educação, Ciências e Letras de Iguatu (Fecli), unidade da Uece em Iguatu.

No campus Itaperi, a premiação ocorreu durante a cerimônia de encerramento da Semana, na última sexta-feira (25/10).

Conheça os projetos e as equipes finalistas:

Campus Itaperi

1º lugar: Educação Ambiental na promoção e defesa de Direitos dos Animais e para articulação com redes sociais e institucionais locais de valorização e proteção à vida, saúde e bem-estar animal. Autores: Letícia Régia Sousa de Carvalho; Taynara Lira do Vale; Sara Barbosa Costa; Laura Maria Braga de Almeida e Raquel Brito Maciel de Albuquerque
2º lugar: Ecomuseu a céu aberto: da flora, fauna e do céu da UECE. Autores: Edmilson Nunes Pinho Neto; Letícia Régia Sousa de Carvalho; Lígia Freitas de Morais Santos; Max Miliano Pereira de Sousa Filho e Rênya Patrícia Conceição Costa
3º lugar: R.U. sustentável: educação ambiental e práticas agroecológicas em prol da produção de alimentos sustentáveis na UECE. Autores: Filipe Eugênio Rodrigues Silvestre; Hugo Alexandre Rodrigues e Wilker Gomes Pereira

Fecli (Iguatu)

1º lugar: Transformando lixo em arte – uma proposta interdisciplinar de sustentabilidade no campus Multiinstitucional Humberto Teixeira. Autores: Rayana Ramos da Silva; Lucas Saraiva Braga Brito; Fernanda Gomes Pereira; Antônio Patrício de Oliveira Ramos e Jhonatan Rodrigues Roseno