Encerrada na Uece mais uma edição da Semana Universitária

11 de novembro de 2022 - 15:50 # #

A Universidade Estadual do Ceará (Uece) encerrou, na manhã desta sexta-feira (11), a 27ª edição de seu maior evento anual. A Semana Universitária (SU) foi celebrada, especialmente, pelo seu retorno ao formato presencial, após dois anos de forma somente remota. Em 2022, as duas modalidades foram adotadas, contemplando o público de outras cidades. A cerimônia de encerramento aconteceu no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, com transmissão ao vivo pelo canal da Uece no Youtube.

A mesa principal foi composta pelo vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo Teixeira; o secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; o chefe de Gabinete da Reitoria, professor Altemar Muniz; e a coordenadora geral da SU 2022 e pró-reitora de Pós-graduação e Pesquisa, professora Lúcia Duarte.

“Foram cinco dias muito intensos de debates e discussões de ideias, apresentações de resultados de investigações científicas e insights para novas pesquisas, além de apresentações artísticas e culturais e muito mais”, comemorou a coordenadora do evento.

A gestora expôs alguns números. “A Semana Universitária teve 7.524 inscritos. Destes, 5.559 participaram de 218 minicursos ou oficinas; e foram 2.546 apresentações de trabalhos… Nos serviços de saúde foram 107 bolsas de sangue doadas, 296 pessoas realizaram testes e 98 doses de vacinas foram administradas”.

Professora Lúcia Duarte acrescentou que, diante da realização da SU 2022, após esse difícil período de pandemia, em que a pesquisa sofreu diversos impactos, uma reflexão chamou sua atenção – “é hora de recuperar a vitalidade e a autoconfiança nas universidades e centros de pesquisa, nos milhares de cientistas cujos trabalhos foram prejudicados, quando não interrompidos, nesses últimos anos”. A coordenadora do evento fez, ainda, diversos agradecimentos.

O vice-reitor da Uece, professor Dárcio Ítalo, ressaltou a importância do tema geral do evento. “Precisamos da defesa da Ciência, da democracia e das liberdades individuais e coletivas”. O gestor recapitulou as diversas atividades da SU e revelou a conclusão da Reitoria – “Consideramos este um evento de sucesso e tudo isso mostra a qualidade dos nossos professores e que a nossa universidade estadual continua no rumo certo, em promover ensino de qualidade, extensão e pesquisa, que é o tripé fundamental da nossa instituição”.

Professor Dárcio agradeceu, em nome do reitor Hidelbrando Soares, o apoio do Governo do Estado do Ceará, da Secitece, da Funcap, do CNPq e a todos os professores, estudantes e funcionários que colaboraram com o evento. E, falou, ainda, que já está sendo planejada a Semana Universitária de 2023.

“A ideia é que tenhamos uma Semana Universitária ainda maior no próximo ano, com mais recursos destinados ao evento. Já estamos em diálogo com a Funcap para que façamos um grande projeto até o final de dezembro , com mais recursos para apoio logístico e premiação de nossos estudantes, e, assim, tornar nossa Semana Universitária cada vez mais robusta”, finalizou o vice-reitor.

A cerimônia prosseguiu com palestra de encerramento, proferida pelo secretário Carlos Décimo, com o tema A Universidade como instrumento de construção de saberes coletivos, democratização inclusiva e superação das desigualdades sociais.

O secretário destacou a urgência de ações voltadas ao combate das desigualdades. “As cenas daquelas mulheres, naquela caçamba, disputando fragmentos de comidas, de carne, no bairro da Aldeota, que chocou o Brasil e o mundo… No mesmo período foi divulgado o ranking da Forbes, dos bilionários cearenses. Como gestor, tenho refletido muito sobre isso”. E ressaltou – “nós precisamos ter uma política de Estado mais permanente… Basta de humilhação ao nosso povo!”.

Outra reflexão explanada pelo palestrante foi sobre o papel libertador da educação. “Gostaria de reafirmar o papel revolucionário da Ciência e da Educação, pois sem a Ciência e a Ciências Humanas, a vida seria muito mais difícil. Só elas é que vão decifrar e apontar os caminhos. São ferramentas do pensamento crítico”.

O evento foi abrilhantado pelo Duo de Flautas e Violão, que apresentou os números Luiza, de Tom Jobim, Lamentos e Carinhoso, de Pinxiguinha. O encerramento contou, ainda, com intérpretes de Libras e audiodescritores, do Núcleo de Apoio à Acessibilidade e Inclusão da Uece (NAAI).

Estiveram também presentes, pró-reitores, diretores de centros e de faculdade, diretores administrativos, gestores, coordenadores e vice-coordenadores de cursos de graduação e de pós-graduação, professores, estudantes e servidores técnico-administrativos.

Clique aqui para assistir à gravação do evento.

Clique aqui para acessar os registros fotográficos da semana.

Sobre a Semana Universitária 2022

Com o tema “Universidade como Espaço de Defesa da Ciência, da Democracia e das Liberdades Individuais e Coletivas”, a XXVII Semana Universitária da Uece aconteceu no período de 7 a 11 de novembro, nos campi de Fortaleza (Itaperi), de Iguatu (Fecli) e de Quixadá (Feclesc), em formato híbrido.

A SU 2022 foi composta por 18 eventos:

XXXI Encontro de Iniciação Científica
XXVIII Encontro de Pesquisadores