EdUECE celebra 35 anos com lançamento de livro que é “plataforma para diversos mundos”

10 de novembro de 2022 - 14:25

 

A Editora da Universidade Estadual do Ceará (EdUECE) completou, em 2022, seus 35 anos de existência. Para marcar essa celebração, lançou, no último dia 7 de novembro, durante a XXVII Semana Universitária, o livro “Ao Pé da Letra: literatura no balaio de artes”.

O evento aconteceu no auditório Paulo Petrola, campus Itaperi, com a presença do reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares; do secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Carlos Décimo; da diretora da EdUECE, Cleudene Aragão; do diretor do Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento (Idesco), Nilo Aves Júnior; da presidenta da Fundação de Cultura e Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Funcepe), Laura Furlan; do presidente do Instituto de Estudos, Projetos e Pesquisas da Uece (Iepro), Francisco de Assis Moura Araripe; do docente da Uece e organizador da obra, Epitácio Macário; e da co-organizadora e responsável pelo design da obra, Richelly Barbosa.

O livro lançado na ocasião é algo diferenciado, com uma proposta não apenas para ler, mas também para ouvir e ver. Como disse a diretora da EdUECE, Cleudene Aragão, “não se trata apenas de um livro, é uma plataforma, uma janela que se abre para diversos mundos, nos quais a gente acredita, como o acesso aos bens culturais e o direito de todos os brasileiros e brasileiras à cultura”. E acrescenta, “a EdUECE se sente honrada por ter sido escolhida para abrigar essa obra”.

Desenvolvido na Uece, pelo Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (Cetros), o livro nasceu do projeto de iniciação artística “Ao pé da letra”, iniciado em 2020, reunindo um coletivo de escritores, atores, bordadeira, desenhistas, aquarelistas, musicistas, designer gráfica e profissionais da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Vinte e dois textos literários foram transformados em vídeos pela integração das demais linguagens artísticas, que foram publicados nas mídias sociais. Todo esse material compôs o livro “Ao Pé da Letra: literatura no balaio de artes”, cujos textos contam com QR Code que direcionam aos episódios publicados em plataforma digital.

O organizador da obra e professor Epitácio Macário explica, “o projeto Ao Pé da Letra surge como essa possibilidade de reunir um coletivo, de dentro e de fora da universidade, para produzir arte, que nada mais é do que o fim de uma unidade que fala por todos nós, que toca a todos nós, através da sensibilidade”.

Para a co-organizadora Richelly Barbosa, “nós acreditamos também no importante papel desse livro na formação do leitor, na educação. Além do amor à arte, de certa forma, é o amor à educação que nós estamos compartilhando”.

O reitor da Uece, professor Hidelbrando Soares, reconhece o trabalho e o valor que ele pode ter nas escolas. “Uma obra diferenciada e até inovadora, pois estamos diante de uma inovação social dentro da universidade, a partir dessa janela que o livro abre. Acredito que ele tem potencial muito grande no sistema público de educação e, desde já, me coloco à disposição para esse processo de buscar espaço na rede pública estadual”. O reitor agradeceu aos parceiros Idesco, Funcepe e Iepro e parabenizou os autores, artistas e a EdUECE.

Durante o evento, houve também um sarau, com a participação de alguns artistas que integram a obra.