Musicalidade percussiva é tema de oficina no Espaço Ekobé

13 de maio de 2015 - 11:37

alt

O Espaço de Cuidados e Práticas Culturais em Saúde Ekobé, projeto da  Pró-Reitoria de Extensão (ProEx), da Universidade Estadual do Ceará (Uece), realizará sexta-feira, dia 15 de maio, a oficina “Batukobé: da ancestralidade ao batuque do tambor”, das 10h às 11h, tendo como mediador o cuidador, educador popular e bolsista de extensão Jair Soares de Sousa, aluno do curso de Filosofia da UECE.

Ele explica que batukobé remonta à junção das abreviações batu (batuque) e do nome Ekobé, que em Tupi Guarani significa “vida”, “ou seja, o batuque que promove a vida”.

Na oficina, será trabalhado o desenvolvimento de habilidades musicais percussivas aliadas ao fortalecimento da ancestralidade através da realização de círculos de cultura e oficinas de formação musical percussiva, trabalhando a dimensão rítmica dos maracatus, cirandas, coco, afoxé, caboclo, abaianado, entre outros ritmos.

O projeto é dirigido a integrantes dos movimentos populares, cuidadores, estudantes da Uece, profissionais e trabalhadores da saúde e de outras áreas.