Curso de Música da Uece homenageia Dia Nacional do Choro

25 de abril de 2016 - 13:16

Em homenagem ao Dia Nacional do Choro e aniversário de Pixinguinha, comemorado no último dia 23, o curso de Música da Universidade Estadual do Ceará (Uece) realizará nesta terça-feira, 26, às 9h30, no auditório do bloco F, apresentação especial com a presença de Hilo Barata, veterano do gênero “choro”, do Regional Chega Chora, além da participação da Orquestra Transversal e do Grupo de Choro da Uece.

O convidado é violonista autodidata e compositor, natural de Fortaleza, morador da comunidade do Lagamar há mais de meio século, e com uma obra composta por mais de 30 músicas, entre choros e valsas. Hilo Barata começou a tocar aos oito anos de idade, quando tentava reproduzir algumas melodias que ouvia seu pai tocar nas rodas de choro. Logo depois ele mesmo passou a participar delas, tocando até hoje, passados mais de 50 anos.

O evento tem a intenção de divulgar, principalmente entre novos chorões, alunos e professores, a obra deste anônimo mestre do choro de Fortaleza. Com uma forma intuitiva e bastante singular de compor, Hilo criou as suas músicas originalmente para violão. Com o acompanhamento de regional típico de choro (bandolim, violão de sete cordas, cavaquinho e pandeiro) somado ao violão solo de Hilo, as músicas foram realçadas pelos novos timbres e arranjos.