Curso de Computação completa 31 anos de criação

10 de novembro de 2014 - 10:36

O Curso de Ciência da Computação da Universidade Estadual do Ceará (UECE) completa segunda-feira, dia 10 de novembro, 31 anos de existência. Atualmente com 361 alunos, o bacharelado do Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) subiu para nível 4 na avaliação do ENADE, realizada em 2012 e este ano o curso ganhou 4 estrelas no Guia de Estudantes da Editora Abril.

A coordenadora do curso, professora Ana Luiza Bessa de Paula Barros, mostra, no texto abaixo, a força e o respeito que o bacharelado em Ciências da Computação da UECE adquiriu ao longo de seus 31 anos.

O Bacharelado em Ciência da Computação da UECE foi criado através da resolução nº 54/83, em 10 de novembro de 1983, e foi reconhecido pelo Ministério da Educação através do Decreto 508/89 de 20 de setembro de 1989 – publicado no DOU 22/09/1989.

O objetivo do curso é formar profissionais altamente qualificados, com sólidos conhecimentos teóricos e práticos, para atuar nas diversas áreas e setores públicos e privados, projetando e construindo sistemas e tecnologias computacionais, e para prosseguir na Pós-graduação, em atividades de pesquisa, ensino e inovação. Atualmente o curso conta com 361 alunos matriculados.

O curso oferece várias possibilidades de engajamento dos alunos em diferentes áreas, como empreendedorismo, através da Empresa Júnior Acens; iniciação científica, através de bolsas PET, CNPq, FUNCAP e UECE; e pesquisa e desenvolvimento aplicado, através do Núcleo de Projetos em Tecnologia da Infomação – NPTEC, que possui parcerias com empresas nacionais e internacionais.

Existe também a possibilidade de estudos no exterior, através do Programa Ciências Sem Fronteira e de outras universidades que mantêm parceria com o Curso. Além disso, há várias oportunidades de estágio em empresas do mercado de TI local. Grande parte das empresas de TI do nosso Estado têm como seus criadores ex-alunos do nosso Curso.

Através da integração do Curso de Graduação com o Programa de Mestrado Acadêmico em Ciência da Computação, que iniciou as atividades em março de 2007, foi possível melhorar o nível do bacharelado e estimular a continuidade do estudo dos alunos dentro da UECE (nos processos de seleção de 2007 a 2012 aproximadamente 50% dos alunos aceitos no mestrado eram egressos do curso de graduação).

Há uma determinação que todos os professores credenciados no programa ministrem disciplinas no curso de graduação para que os alunos possam estar sempre em contato com o estado da arte da pesquisa em Computação.

O número de laboratórios de pesquisa oferecidos para os estudantes de graduação coloca o Curso como um dos mais reputáveis na área. Além do mais, os alunos do curso de Computação têm se destacado na Maratona de Programação, evento organizado pela SBC e ACM, obtendo geralmente o primeiro lugar na fase regional da competição.

Na última avaliação do ENADE, realizada em 2012, o Curso de Bacharelado em Ciência da Computação subiu para nível 4 na avaliação. Este ano o curso ganhou 4 estrelas no Guia de Estudantes da Editora Abril. Nestes 31 anos, o curso já formou mais de 780 alunos. Muitos desses alunos hoje são professores de diversas Instituições de Ensino Superior em nosso País.