Crescimento e popularização de EaD fazem SATE ampliar sua atuação

15 de janeiro de 2013 - 12:53

A Secretaria de Apoio às Tecnologias Educacionais (SATE), da Universidade Estadual do Ceará (UECE),  preparou os processos de reconhecimento das sete licenciaturas oferecidos na modalidade de Educação a Distância (EaD) junto ao Conselho de Estadual de Educação (CEE) do Ceará.  Os cursos, todos de licenciatura, são Artes Plásticas, Biologia, Física, Informática, Matemática, Pedagogia e Química.

Segundo o coordenador da SATE, professor Fábio Castelo Branco, a UECE formalizou convênio com a CAPES e realizou o cadastramento no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse (SICONV), do Governo Federal, para as ofertas dos cursos no ano de 2012.

Foi também no ano passado que 82 alunos do Curso de Administração concluíram seus estudos, tornando-se, assim, a primeira graduação da SATE.

Com o continuado crescimento e popularização da educação a distância, a SATE ministrou oficina para propor dispositivos de integração dos cursos a distância com os presenciais da UECE e realizou ainda o Plano Anual de Capacitação Continuada (PACC),  atendendo a mais de 500 profissionais interessados em EaD.

Paralelamente, a Secretaria, que integra a rede Universidade Aberta do Brasil (UAB), do Ministério da Educação, desde 2005, iniciou procedimentos para atender aos desafios formulados pela Reitoria que visam ampliar a oferta de Licenciaturas nos campi do interior.

Para 2013, a SATE irá fortalecer a articulação com os prefeitos das cidades onde a UECE tem campusItapipoca, Crateús, Limoeiro do Norte, Iguatu, Quixadá, Tauá -, além do de Educação Ambiental e Ecológica de Pacoti e do de Experimentação Agropecuária de Guaiuba.

A coordenadora adjunto da SATES, professora Eloísa Vidal, diz que para este ano também está prevista a ampliação da oferta de cursos na modalidade EaD, além de; introduzir módulos de EaD nos cursos presenciais de graduação e de pós-graduação.

Saiba mais sobre a SATE clicando aqui.