CPA : Avaliação e comunidade acadêmica

11 de julho de 2014 - 16:48

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Universidade Estadual do Ceará (UECE) trabalha para cumprir a função de implementar o processo avaliativo no âmbito da nossa instituição. Este processo ainda não se consolidou como uma prática contínua e necessária de orientação para as nossas atividades administrativas e pedagógicas. É um procedimento que abrange todos os membros da comunidade acadêmica, sujeitos do processo, de cuja participação depende a qualidade da avaliação.

Os critérios de avaliação da CPA orientam-se pelos princípios e dimensões de avaliação postulados pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), com a finalidade de analisar, mas também oferecer recomendações, propor subsídios e estratégias para a reformulação das políticas de avaliação da Educação Superior. A participação da comunidade acadêmica é fundamental para a revisão crítica dos instrumentos e metodologias utilizados.

A avaliação institucional configura-se como o centro do processo avaliativo, um meio para levar em conta a realidade e a missão de cada IES. A CPA guia-se por diretrizes que recuperam as finalidades essenciais da avaliação como as que superam meras verificações, destacando os significados das atividades acadêmicas não apenas do ponto de vista acadêmico, mas também quanto aos impactos sociais, econômicos e políticos. É importante ressaltar que o bom resultado obtido pela CPA prepara a condição imprescindível de um olhar externo favorável sobre a nossa instituição.

Para conhecer melhor os objetivos e as ações da CPA da UECE acesse o seu site