Com emoção e festa formandos da FECLI/UECE comemoraram a Colação de Grau

18 de fevereiro de 2013 - 18:14 #

Os 54 formandos do semestre 2012.2 da Faculdade de Educação Ciências e Letras (FECLI) da Universidade Estadual do Ceará (UECE), em Iguatu, a 384 km de Fortaleza, receberam, do reitor Jackson Sampaio, na última quinta-feira (14/02), o diploma de graduação. A cerimônia foi às 19h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), que incluiu na programação os discursos dos oradores docente, professora Mayle Alves, e discente, graduanda Aila Nogueira.

Em meio à euforia da turma, Aila Nogueira do curso de Ciências Biológicas proferiu discurso em nome dos formados. Destacou que a UECE continuará exercendo importante papel para todos aqueles que naquele momento concluem a graduação. A FECLI tem muito a oferecer, por meio do projeto de Pós-Graduação da UECE, que levará o graduando de hoje aos novos caminhos do conhecimento e a enfrentar melhor o competitivo mercado profissional do mundo contemporâneo.

Em nome do corpo docente falou a professora Mayle Alves do curso de Ciências Biológicas. Dirigiu a todos, especialmente aos novos formandos, uma mensagem de entusiasmo. As palavras foram breves e objetivas. Fez referências a essa primeira etapa que acaba de ser concluída e encorajou os concludentes a seguir em frente com confiança, mesmo sabendo que grandes obstáculos poderão surgir.

O juramento feito pelo concludente Denis Juvenço Andrade, do curso de Ciências Biológicas, expressa o compromisso de dedicação à vida profissional. A partir daquele momento, os novos formandos assumem o compromisso de trabalhar com honestidade e exercer os direitos inerentes ao grau que lhes foi conferido.

O reitor da UECE, professor Jackson Sampaio, ao encerrar a solenidade anunciou em seu discurso que a Universidade Estadual do Ceará vai implantar, em 2013, o primeiro Mestrado no interior do Estado. Parabenizou os novos formandos e convidou a todos a não esquecer a UECE e que retornem para fazer as Especializações, os Mestrados e os Doutorados que a Universidade oferece. O Reitor falou dos 30 anos da FECLI e disse que outras duas unidades do interior, comemoram também 30 anos: a FAEC, em Crateús; e a FECLESC, em Quixadá.

Dos 54 graduandos, 14 são do curso de Letras (em diferentes habilitações), dois da Física, 24 da Pedagogia e 14 do curso Ciências Biológicas. A FECLI oferece atualmente cinco cursos de Licenciatura Plena Presencial: Pedagogia, Matemática, Física, Ciências Biológicas e Letras (com habilitações em Português e Inglês). O quadro docente da FECLI registra, em 2013, 37 professores, dos quais 23 são efetivos e 14 são substitutos.

A cerimônia de Colação de Grau contou com a presença do secretário da Ciência e Tecnologia do Ensino Superior de Iguatu, José Roberto Alves Duarte, que representou o prefeito de Iguatu, Aderilo Antunes Alcântara Filho, o Vice-Reitor da UECE, professor Hidelbrando dos Santos Soares, os Pró-Reitores de Políticas Estudantis, professor Antônio de Pádua Santiago de Freitas, e de Graduação, professora Marcília Chagas Barreto, diretor da FECLI, professor Ricardo Rodrigues da Silva, professores, familiares dos concludentes, servidores, autoridades, entre outros convidados.